Mais uma personalidade do cenário artístico brasileiro resolveu abraçar a campanha eleitoral da deputada federal Talíria Petrone (Psol), à Prefeitura de Niterói: o cantor e compositor Caetano Veloso. O artista gravou peças para veiculação na campanha eleitoral da candidata da coligação Niterói Pode Mais.
Ele também se aliou à luta da parlamentar por segurança, no movimento “Talíria, estamos com você”, fruto da mobilização do coletivo 342Artes. À frente dele, está a empresária Paula Lavigne, bem como organizações da sociedade civil. Especialmente, as que atuam em favor dos direitos humanos e contra violência política de gênero.
Assim como Caetano Veloso, outros artistas também declararam apoio à Talíria e ao movimento em seu apoio. Dentre eles, Paula Burlamaqui, Pretinho da Serrinha, Mari Stockler, Julia Lemmertz, Deborah Evelyn, Zélia Duncan e Manno Góes. Desde 2016, Talíria enfrenta um drama: ela tem sido alvo constante de ameaças de morte. Entretanto, até o momento, nenhuma das denúncias feitas por ela teve solução ou devida investigação, tornando sua vida um tormento.
Artistas unem forças contra a violência política de gênero
O apoio de artistas como Caetano Veloso fortalece a visibilidade do movimento. Paula Lavigne, empresária e líder do coletivo 342Artes, também faz parte dessa mobilização, que visa combater a violência política de gênero no Brasil.
“O apoio de Caetano e tantos outros é uma prova de que a sociedade não tolera esse tipo de violência”, afirmou Talíria.
Desde que começou sua atuação como parlamentar, Talíria denuncia receber inúmeras ameaças, mas a inércia das autoridades preocupa. Um relatório da Universidade Federal Fluminense (UFF) revelou que Talíria se trata da deputada mais ameaçada do país através das redes sociais.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Nenhuma das investigações sobre as 11 ameaças de morte denunciadas desde 2016 chegou a uma conclusão.
“É fundamental que lutemos contra qualquer tipo de violência política, pois, quando isso acontece, perdemos todos nós”, declarou Paula Lavigne.
TSE entra em cena
Talíria destacou a importância dessa reunião, afirmando que a ministra se comprometeu a monitorar as investigações realizadas pela Polícia Federal e pela Polícia Civil. Cármem, ainda segundo Talíria, teria acionado o Ministério Público no sentido de identificar e responsabilizar os criminosos envolvidos.
Cármen Lúcia, por sua vez, tem tomado medidas para combater esse tipo de crime. Ela criou o Observatório de Direitos Políticos Fundamentais da Mulher, um espaço para o recebimento de denúncias relacionadas à violência contra mulheres no cenário político. A ministra enfatiza que impedir a participação de mulheres nas eleições é uma afronta inaceitável à democracia.
+ NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Campanha prossegue
Além do apoio público de Caetano Veloso e de outros artistas, Talíria continua sua campanha com uma agenda intensa em Niterói. Assim sendo, pela manhã, a candidata realizou uma caminhada com panfletagem em Icaraí. Todavia, já na parte da tarde, participou do “Café com os candidatos à prefeitura de Niterói”, realizado pelo Fórum das Entidades Representativas dos Servidores Municipais na Câmara.
Então, imediatamente após o evento, a parlamentar panfletou no Centro. Por último, participou do Encontro com Mulheres Evangélicas da Pastora Mônica em Tenente Jardim.
Nesta sexta-feira, 13 de setembro, ela enviou um ofício à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e ao Ibama, pedindo ações urgentes contra as queimadas que ocorreram em áreas de preservação ambiental na cidade.
Final de semana – Agenda
Neste sábado (14) Talíria se encontrará com a ministra Sonia Guajajara, além de ambientalistas e apoiadores em eventos espalhados pela cidade. A lém disso, a candidata também participará de comícios com o deputado federal pastor Henrique Vieira (Psol), reforçando seu apoio junto às comunidades evangélicas.
Por fim, no domingo (15), a agenda inclui uma grande carreata em Niterói, das 8h30 às 14h30. Em seguida, participa do evento cultural JazzCumba, às 15h.
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI