Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março, a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor, levou o Procon Móvel ao Centro da cidade. A ação atendeu 82 pessoas e prestou 27 orientações e esclarecimentos.
O secretário de Defesa do Consumidor, Roberto Teixeira, destacou a importância de levar o serviço à população.
“O Procon Móvel aproxima o serviço do cidadão, que nem sempre tem tempo ou condições de se deslocar até a sede do órgão. Essa ação facilita o acesso à informação e à defesa dos direitos do consumidor”, disse Roberto Teixeira.
O Procon Móvel tem percorrido diversas regiões da cidade, incluindo áreas periféricas, em parceria com as Administrações Regionais. O objetivo é facilitar o acesso ao serviço para todos os cidadãos.
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Silvia Regina Neto, de 64 anos, aprovou a iniciativa.
“Essa ação foi ótima. Eu tinha dúvidas sobre um problema com meu banco e consegui orientação aqui. Também me informaram que posso levar os documentos na sede do Procon para receber ajuda, o que me ajudará muito”, afirmou.
Nos últimos dois anos, o Procon de Niterói expandiu sua atuação. Atualmente, o consumidor conta com o Centro de Atendimento especializado, na Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro 481, com uma equipe de técnicos para atendimento de reclamações, dúvidas, esclarecimentos sobre direitos e encaminhamento ao Judiciário, quando necessário.
Das 3.841 reclamações registradas no sistema ProConsumidor do Procon Niterói, 3.336 foram resolvidas em acordos intermediados pela Prefeitura, com uma taxa de resolutividade de 86,85%. O Procon Móvel já atendeu mais de 700 pessoas, além dos mais de 5 mil atendimentos pelos canais digitais.