Leste FluminenseNiterói

Niterói intensifica acolhimento a pessoas em situação de rua

Niterói intensifica acolhimento a pessoas em situação de rua | Divulgação/Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói

Todas as noites, as equipes de abordagem social da Prefeitura de Niterói reforçam os trabalhos voltados à população em situação de vulnerabilidade. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES) intensificou as ações nos bairros da cidade, oferecendo acolhimento, atendimento médico, cursos e outras oportunidades de apoio. Atualmente, a secretaria dispõe de 350 vagas para acolhimento individual, crianças e famílias.

O secretário Elton Teixeira destaca que o objetivo das equipes é devolver dignidade e novas oportunidades às pessoas em situação de rua.

“Nosso compromisso é devolver dignidade e oferecer novas oportunidades para quem vive nas ruas de Niterói. Atuamos de forma integrada, com equipes especializadas trabalhando dia e noite para acolher, encaminhar para tratamento, garantir acesso a benefícios e documentação”, afirma Elton Teixeira.

As equipes realizam cadastro para benefícios socioassistenciais, verificam a necessidade de emissão de documentos e encaminham as pessoas para os centros de acolhimento municipais. O trabalho é intersetorial, com participação da Secretaria de Saúde, Seconser, Clin, Seop e apoio da NitTrans.

Centros de referência

A rede da Prefeitura inclui o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), dez CRAS, dois CREAS e cinco abrigos.

Nos abrigos, os acolhidos recebem quatro refeições diárias, acompanhamento psicossocial, orientação jurídica, atendimento de saúde e encaminhamento para reinserção social.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

É fundamental que a pessoa aceite ir para um dos equipamentos oferecidos. Além disso, são disponibilizados atendimentos de Caps, serviços odontológicos e equipes de redução de danos para usuários de álcool, crack e outras drogas.

Niterói intensifica acolhimento a pessoas em situação de rua | Divulgação/Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói

O Centro Pop funciona como porta de entrada, fazendo o encaminhamento dos acolhidos para os serviços de saúde, trabalho, renda e emissão de documentos. Todo atendimento respeita privacidade, costumes, diversidade, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual.

Legislação e políticas públicas

Em 16 de abril de 2025, o prefeito Rodrigo Neves sancionou a Política Municipal de Acolhimento Humanizado e Assistência Integral a Pessoas em Uso Abusivo de Álcool e/ou Outras Drogas e/ou com Transtornos Mentais. A medida estabelece diretrizes para assistência à população em situação de rua, reforçando uma abordagem digna e centrada nos direitos humanos.

O objetivo é construir caminhos de autonomia e reinserção social, garantindo que o acolhimento seja humano, eficaz e respeitoso.

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *