Alê, me Ajuda!Colunistas

Natação no mar: braçadas para o bem-estar

No cenário sonoro e acelerado da vida contemporânea, encontrar um equilíbrio entre o bem-estar físico e a conexão com a natureza tornou-se essencial.

Nesse contexto, as atividades físicas ao ar livre emergem como uma resposta poderosa. E, desse modo, oferecem uma fuga revigorante das quatro paredes e uma oportunidade única de se reconectar com o natural.

Entre todas as opções que o ambiente externo nos proporciona, a natação no mar se destaca como uma prática que não apenas fortalece o corpo, mas também nutre a alma.

Imersos na urbanidade, muitas vezes esquecemos da imensidão e vitalidade dos oceanos que cercam nosso planeta. A natação no mar não é apenas uma atividade física, mas uma experiência transformadora que nos leva além dos limites convencionais das piscinas.

Enquanto as ondas acariciam a pele e o horizonte se estendem até onde a vista alcança, aqueles que se aventuram a mergulhar nas águas salgadas encontram uma avaliação renovada pela beleza brutal e pela força tranquilizadora da natureza.

Nesta jornada em busca de uma vida mais saudável e significativa, convidamos o profissional de educação física Ricardo Silva Pinto, especialista e entusiasta na prática, para compartilhar suas percepções sobre a natação no mar, em especial pelas águas da nossa amada cidade Niterói.

Seu relato é um convite para explorar os limites do corpo e da mente, enquanto nos deixamos envolvidos pela serenidade salgada do oceano. Adentremos juntos nessa onda revigorante de atividades físicas ao ar livre, onde a água salgada e o movimento se encontram para criar uma sinfonia rejuvenescedora para a nossa existência.

Ricardo Silva Pinto

 

“Em Niterói, se tivesse que escolher uma praia para iniciar na modalidade, escolheria a praia da Boa viagem. Ela possui uma geografia muito favorável para a prática de natação em águas abertas, por estar localizada dentro da baía de Guanabara.

 

Ela fica protegida de ondulações e ventos pela ilha que leva o mesmo nome, Boa viagem, proporcionando uma enorme piscina e na esmagadora maioria do ano, a temperatura da água é agradável, não exigindo roupa de borracha.

 

E nesse local que montei minha equipe de natação no mar, após perceber uma demanda dos alunos, que me procuravam para aula de personal, onde montava seus programas de treinamento de suas modalidades esportivas.

 

Quando isso alcançou uma proporção bacana, eles começaram a me cobrar turmas de aula no mar de forma fixa, já que muitos já estavam indo para competições como meus atletas, mas treinando em piscina e seguindo minha planilha.

 

Fui (creio que ainda sou um pouco rs) atleta e desde o começo da minha carreira como treinador, me dediquei a treinar competidores das mais variadas modalidades, em sua maioria atletas de Endurance, como: natação, águas abertas, corrida de rua e Triathlon.

 

As águas abertas, ou maratonas aquáticas, ganharam holofotes como prática esportiva de maior apelo popular e midiático com a inclusão da prova de 10km nas Olimpíadas de 2008.

 

É certamente muito gratificante ver a evolução dos meus alunos ao longo de todos esses anos, cada um com sua vitória e objetivo pessoal alcançado.

 

E não estou falado apenas de marcas, tempos, índices ou colocações, mas do simples olhar para trás e ter a dimensão que nesse processo de evolução esportiva, eles se tornaram pessoas mais confiantes, com uma autoestima mais elevada, com bons exames clínicos, com menor necessidade ou retirada de medicamentos e realizando provas, treinos e percursos que pareciam impossíveis há pouco tempo.”

Para quem quiser conhecer ou se aventurar nessa modalidade, as aulas do professor Ricardo são realizadas na praia da Boa Viagem. Elas acontecem todas as segundas e quartas, das 6h às 8h.

Quem quiser, ainda, conhecer a sua assessoria e/ou fazer uma aula experimental, basta entrar em contato:

 WhatsApp: (21) 9950-74078

Instagram: @ricardo.silvapinto

Então, boas aulas para vocês, e mexam-se!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *