Rio de Janeiro - Capital

Museu do Amanhã terá nome da Jornalista Glória Maria

Na última sessão da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, foi aprovado o Projeto de Lei 1993/2023, que renomeia o icônico Museu do Amanhã para “Jornalista Glória Maria”. A iniciativa busca homenagear a renomada profissional, reconhecendo seu pioneirismo e influência na área jornalística.

Reprodução TV Globo

Vereadora Rosa Fernandes – Reprodução Facebook

O projeto foi votado e aprovado, de forma definitiva, pelo parlamento carioca na quinta-feira (29). A vereadora Rosa Fernandes (PSC), autora da proposta, destacou a importância de Glória Maria como uma mulher à frente de seu tempo, que desbravou fronteiras ao levar notícias e culturas diversas ao público. A nomeação visa marcar sua história na televisão e valorizar a coragem que sempre imprimiu em suas reportagens.

 

A nomeação do ‘Museu do Amanhã Jornalista Glória Maria’ é o reconhecimento desta profissional como uma mulher à frente do seu tempo. Uma desbravadora de notícias e culturas, que imprimia sua personalidade corajosa em tudo que fazia, marcando a história da TV”, afirma Rosa Fernandes (PSC), autora da proposta.

 

O vereador Alexandre Beça (PSD) também é coautor da proposta. Ele comemorou a aprovação do projeto.

A nomeação do ‘Museu do Amanhã Jornalista Glória Maria’ é o reconhecimento desta profissional como uma mulher à frente do seu tempo. Uma desbravadora de notícias e culturas, que imprimia sua personalidade corajosa em tudo que fazia. Marcou a história da TV com uma intimidade de quem conversava com as câmeras, trazendo o público para dentro de suas matérias. O Brasileiro viajou com suas histórias, conheceu o mundo através de suas reportagens e aplaudia a forma simples de fazer o diferente.

Aguardando sanção (ou veto)

Eduardo Paes, prefeito do Rio. Foto: Agência Brasil

Após a aprovação em segunda votação, o projeto segue agora para a apreciação do prefeito Eduardo Paes (PSD), que pode sancioná-lo ou vetá-lo. Desta forma, está nas mãos do prefeito carioca chancelar – ou não a escolha.

 

 

Jornalista pioneira e singular

Glória Maria conquistou feitos inéditos ao longo de sua carreira, sendo a primeira jornalista a aparecer ao vivo e em cores no Jornal Nacional.

Reprodução/TV Globo

Sua atuação pioneira serviu de inspiração para diversas gerações de mulheres negras.

Com mais de cinco décadas dedicadas à profissão, ela levou o público a mais de 100 países por meio de suas reportagens e participou de momentos históricos.

Glória com muitas glórias

Cantor “flertou” com Glória durante entrevista. Ela sabia, como ninguém, sair de saias-justas.

Destacam-se, entre seus trabalhos marcantes, entrevistas com chefes de Estado e celebridades como Michael Jackson, Mick Jagger e Madonna. Além disso, ela cobriu eventos como a Guerra das Malvinas em 1982, a invasão da embaixada brasileira do Peru por um grupo terrorista em 1996, os Jogos Olímpicos de Atlanta também em 1996 e a Copa do Mundo de 1998 na França.

Glória Maria iniciou sua carreira na TV Globo em 1970. Passou por programas como Bom Dia Rio, RJTV, Jornal Hoje, Fantástico e Globo Repórter, no qual fez sua última participação.

 

Nascida no Rio de Janeiro, ela sempre se destacou nos estudos. Sagrou-se vencedora de concursos de redação na escola, e, com dom natural, dominou diversos idiomas como inglês, francês e latim.

Com a mudança do nome, o Museu do Amanhã passa a eternizar o legado da jornalista Glória Maria. Como símbolo do futuro, o Museu terá o nome de uma mulher visionária, à frente do seu tempo, que em sua profissão, fez história.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *