
Foto: Ascom
São Gonçalo será o palco da exposição itinerante “Meu Lugar”, promovida pelo Museu de Arte do Rio (MAR). A mostra é uma releitura da bem-sucedida “Casa Carioca”, de 2020, e poderá ser conferida pelo público a partir de 2 de setembro, na Praça Chico Mendes, no bairro Raul Veiga. Após a passagem por São Gonçalo, a exposição seguirá para outras três cidades: Duque de Caxias, Guapimirim e Campos dos Goytacazes.
Durante a estadia da mostra em São Gonçalo, a Praça Chico Mendes receberá uma extensa programação cultural aos fins de semana, em conjunto com a exposição. Graças à parceria entre o MAR e a Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo, artistas locais terão a oportunidade de participar do evento, que também contará com atividades culturais e recreativas para pessoas de todas as idades.
A proposta da exposição “Meu Lugar” é instigar o público a refletir sobre o significado de morar no estado do Rio de Janeiro, abordando os desafios enfrentados ao longo da história e as soluções criativas adotadas no dia a dia das habitações. Com apoio da Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e patrocínio da Enel Distribuição Rio, “Meu Lugar” apresentará mais de 90 obras de cerca de 40 artistas.
“Leia mais notícias sobre Cultura aqui”
Os curadores da exposição acreditam que é fundamental transcender o mero conceito de habitar, indo além do simples ato de morar em um espaço. “Meu Lugar” enxerga a casa como uma obra construída pelas próprias pessoas que a habitam, explorando como nos apropriamos e moldamos um ambiente para chamá-lo de nosso. Vale ressaltar que apenas 15% das moradias brasileiras são construídas por profissionais da área, enquanto a maioria é fruto do planejamento e construção dos próprios moradores.
A mostra também reconhece a importância de garantir o acesso à energia, água, saneamento básico e outros serviços essenciais para as populações socialmente vulneráveis, de modo a evitar riscos ambientais e sanitários recorrentes.
A parceria entre o MAR e a Enel vai permitir levar o museu para outras regiões, possibilitando que pessoas que normalmente não teriam acesso a ele possam conhecer e apreciar suas histórias. A exposição oferece um olhar documental sobre a realidade habitacional dos brasileiros, o que está alinhado à missão do MAR de apresentar histórias de maneira plural e democrática.
“Leia mais notícias sobre Cultura aqui”
A secretária de Turismo e Cultura de São Gonçalo, Júlia Sobreira, ressaltou a importância da parceria com o Museu de Arte do Rio, afirmando que essa é apenas a primeira de muitas atividades conjuntas que estão sendo planejadas em benefício da população local.
O MAR é um museu da Prefeitura do Rio, fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Roberto Marinho. Desde janeiro de 2021, passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem como foco a cultura, a educação e a ciência.
A Enel Rio, patrocinadora da exposição itinerante “Meu Lugar”, é a distribuidora do Grupo Enel que atua em 66 municípios do estado, cobrindo uma área de 32.188 km². Com base em seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Enel busca promover uma atuação sustentável em suas operações.
Serviço:
“Meu Lugar”
Praça Chico Mendes – São Gonçalo
Abertura dia 02 de setembro de 2023
Abertura da exposição: 11h
Visitação: 02/09/08 a 01/10
Funcionamento: de quarta a domingo, das 10h às 17h
Entrada gratuita