Internacional

Mundo pode ter apagão neste fim de semana

Mundo pode ter apagão neste fim de semana

Mundo pode ter apagão neste fim de semana | Argur/Shutterstock

Prepare-se para um fim de semana eletrizante… e assustador! Uma tempestade solar gigantesca está a caminho da Terra, com potencial para causar apagões em massa, derrubar a internet e até mesmo colocar em risco a civilização como a conhecemos.

+ LEIA TAMBÉM: ►Policial realiza parto no trânsito, no Rio

O Centro de Previsão do Clima Espacial dos Estados Unidos emitiu um alerta de nível G4, o segundo mais alto na escala, para a maior tempestade solar em duas décadas.

►Leia mais notícias Internacionais aqui

Ejeções de massa coronal (CMEs) estão sendo lançadas do Sol, carregadas de partículas energéticas que podem causar interferências e interrupções em serviços elétricos, redes GPS e até mesmo telecomunicações.

Imagine um vulcão solar cuspindo raios de energia em nossa direção. É isso que as CMEs são: explosões na superfície do Sol que lançam partículas eletrificadas no espaço. Quando essas partículas chegam à Terra, podem interagir com nosso campo magnético, causando uma série de problemas.

O que esperar:

  • Apagões: Redes elétricas despreparadas podem ser interrompidas, afetando milhões de pessoas.
  • Internet fora: As CMEs podem interferir na comunicação por satélite, derrubando a internet em algumas regiões.
  • Auroras boreais: Em partes da Ásia, Europa e América do Norte, poderá ser vista uma aurora polar, um espetáculo de luzes no céu.
  • Fim da civilização? Cientistas como Peter Becker, da Universidade George Manson, alertam que uma tempestade solar extremamente poderosa poderia causar danos irreparáveis à infraestrutura global, levando ao colapso da civilização como a conhecemos.
Mundo pode ter apagão neste fim de semana

Mundo pode ter apagão neste fim de semana | Reprodução /NWS Riverton

É importante ficar atento a possíveis interrupções de serviços e seguir as orientações das autoridades. No longo prazo, especialistas defendem o investimento em um sistema de proteção para a internet contra eventos solares extremos.

+ LEIA TAMBÉM: ►Ucrânia: UE busca usar ativos congelados da Rússia

O atual ciclo solar está em ascensão e deve atingir o pico em 2024. Há uma chance de que, na próxima década, uma tempestade solar ainda mais poderosa possa ocorrer.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *