
Mundial de Va’a 2025 começa em Niterói com festival à beira-mar | Divulgação/Bruno Araújo
Os preparativos para o Mundial de Va’a 2025 já começaram na Praia de São Francisco, em Niterói. O campeonato terá abertura oficial na sexta-feira (15), às 19h, e seguirá até o dia 20, reunindo atletas de 35 países em disputas de canoa havaiana.
Nesta segunda-feira, competidores e clubes locais realizaram um mutirão de coleta de lixo na praia e na Baía de Guanabara, recolhendo três galões de resíduos com apoio da empresa de limpeza CLIN. A equipe MPS foi a vencedora da disputa entre clubes por maior quantidade de lixo coletado. Marta Terra, atleta da categoria V1 Master 50, destacou a importância ambiental da ação.
O tradicional batismo das canoas foi realizado nesta terça-feira. Todos os competidores receberão embarcações novas, nunca usadas em competições, reforçando a tradição cultural do Va’a e a conscientização sobre o patrimônio náutico e ancestral.
“A canoa representa a cultura indígena, caiçara e ribeirinha do Brasil, e o batismo é uma forma de abençoar as embarcações”, explicou Luiza Perin, remadora e pesquisadora da cultura do esporte.

Mundial de Va’a 2025 começa em Niterói com festival à beira-mar | Divulgação/Bruno Araújo
O secretário de Esporte e Lazer de Niterói, Luiz Carlos Gallo de Freitas, ressaltou a integração entre esporte, meio ambiente e comunidade:
“A união de ações como a coleta de lixo na Praia de São Francisco e o batismo das canoas havaianas reforça o compromisso de Niterói com o esporte, o meio ambiente e a integração da comunidade. Essas iniciativas, que fazem parte da programação do Mundial de Canoa, mostram que o evento vai muito alem das competições: e também uma celebração da nossa relação com o mar e com a cidade. Na próxima sexta-feira, a abertura oficial marcará o início de uma semana histórica para a cidade e para todos os amantes da canoa polinesia.”, afirma Luiz Carlos Gallo de Freitas, secretário de Esporte e Lazer de Niterói.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
A abertura oficial contará com apresentações de todas as delegações e show de escola de samba local. A entrada é gratuita, com praça de alimentação e expositores disponíveis ao público.
As disputas no mar começam na manhã de sábado (16), com largadas na Praia de São Francisco, incluindo provas de 8, 16 e 24 km, passando pela Praia de Piratininga e retornando à São Francisco.
Entre os países participantes estão Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Cingapura, Espanha, Estados Unidos, Fiji, França, Futuna & Wallis, Grã-Bretanha, Havaí, Hong Kong, Ilhas Cook, Ilhas Norfolk, Itália, México, Nova Caledônia, Nova Zelândia, Panamá, Peru, Rapa Nui, Samoa Americana e Tahiti.
O Brasil terá destaque com atletas como:
-
Masculino: Luan dos Reis (V1 Júnior 16), Kaique Passos (V1 Júnior 19), Equipe Brasil V6 (Júnior 19, Master 40 e Master 50), Mauro Fernandes (V1 Master 50).
-
Feminino: Luana Vitorazo (V1 Open), Nina Peres (V1 Júnior 19), Marta Terra (V1 Master 50), Equipe Brasil V6 (Master 40).
Mais do que uma competição, o evento será um festival à beira-mar, com praça de alimentação, feira de expositores, atividades culturais e shows durante toda a semana.
Cronograma resumido das provas:
-
16/08 (Sábado): V1 e V6, categorias J19, Master 50 e Open
-
17/08 (Domingo): V1 e V6, categorias J16, Master 60 e Open
-
18/08 (Segunda): V1 e V6, categorias J19, Master 40 e Master 50
-
19/08 (Terça): V1 e V6, categorias J16, Master 70, 75, 80 e Open
-
20/08 (Quarta): V1 e V6, categorias Master 40, 50, 60 e Open
Credenciamento de imprensa: Até 13/08 pelo link https://vaario2025.com.br/#press
O Mundial de Va’a 2025 é uma realização da Federação Internacional de Va’a (IVF) e da Confederação Brasileira de Va’a (CBVAA), com patrocínio da Prefeitura de Niterói através da SMEL.