O Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab) reabre suas portas neste sábado (29), na Gamboa, Região Portuária do Rio! Depois de seis meses em obras, o espaço está totalmente reformado, modernizado e requalificado, pronto para receber o público com uma programação imperdível.
+ LEIA TAMBÉM: ►Arraiá em Niterói: Shows e diversão para toda a família
Para celebrar a retomada, a festa vai ser grande! A partir das 15h, na Praça das Yabás, você vai curtir um show da cantora maranhense Rita Benneditto, roda de samba, feijoada e um bate-papo com a escritora Conceição Evaristo.
Mas as novidades não param por aí! O Muhcab agora conta com salas de ensaio, informática e leitura, um mini anfiteatro, um novo auditório, novas salas expositivas, área com miniarquibancada, jardim para atividades com crianças, além de um hall de convivência.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ENTRETENIMENTO, ARTES E CULTURA? CLIQUE AQUI
E tem mais: os banheiros foram reformados, rampas de acesso foram construídas, toda a instalação elétrica foi trocada e o acervo do museu foi requalificado, com cerca de 180 achados arqueológicos descobertos nas obras do Porto Maravilha.
E para os amantes da literatura negra, a Biblioteca Municipal José Bonifácio, localizada dentro do Muhcab, está com um acervo de cerca de dois mil livros, incluindo obras voltadas para o público infantil. A escritora Conceição Evaristo vai participar de um bate-papo sobre seu último livro, “Macabéa: Flor de Mulungu”, na nova biblioteca.
+ LEIA TAMBÉM: ►Violência em Pilares: Mais um homicídio na região
O Muhcab é um dos 15 pontos de memória que compõem a Pequena África, na Zona Portuária do Rio. O museu fica na Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa, e funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. A entrada é gratuita e livre.
Programação para mês de reabertura
29/06
Reabertura da Exposição “Protagonismo: memória, orgulho e identidade”.
Abertura da exposição: Cantos, cores e telas, tecnomacumba no traço de Fernando Mendonça
06/07
13h às 16h – Oficina de Bordados Feministas
16h – Espetáculo teatral “Leci Brandão, na Palma da Mão”
07/07
12/07
13/07
14/07
17/07
21/07
24/07
25/07
11h Reabertura da Exposição Achados do Valongo
Feira de moda, gastronomia, bar com vendas de bebidas, painéis temáticos com palestrantes, espaço literário, DJ nos intervalos, intervenções artísticas e mais.