Estado do Rio de JaneiroLeste Fluminense

MPRJ fiscaliza segundo turno das eleições municipais de 2024

MPRJ fiscaliza segundo turno das eleições municipais de 2024

MPRJ fiscaliza segundo turno das eleições municipais de 2024

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) acompanhará de perto o segundo turno das eleições municipais deste domingo, 27 de outubro. A fiscalização será realizada por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Eleitorais (CAO Eleitoral/MPRJ), da Ouvidoria e das Promotorias Eleitorais, cobrindo especialmente os municípios de Niterói e Petrópolis.

+ LEIA TAMBÉM: Minnie da justiça prende foragida no Peru – Vídeo

O MPRJ disponibiliza um canal exclusivo para denúncias, acessível no site oficial da Ouvidoria e pelo telefone 127, que funcionará durante todo o período de votação, das 8h às 17h.

Ao acessar a página, o cidadão deve selecionar a opção “Demandas Relacionadas a Eleições 2024” para encaminhar a denúncia. Além disso, o portal oferece informações sobre o papel do órgão nas eleições deste ano.

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

As equipes do CAO Eleitoral e da Ouvidoria estarão de plantão tanto no sábado (26) quanto no domingo de votação. O objetivo é garantir que eventuais infrações sejam rapidamente verificadas, preservando a integridade do processo eleitoral.

Até o dia 22 de outubro, o MPRJ recebeu 3.873 denúncias sobre possíveis crimes eleitorais. Dessas, foram instaurados 232 Procedimentos Preparatórios Eleitorais (PPEs) para apuração de ilícitos cíveis e eleitorais.

Além disso, o órgão ajuizou 145 ações, como Ações de Impugnação de Registro de Candidatura (AIRCs), Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) e representações por propaganda irregular. Paralelamente, quatro Procedimentos Investigatórios Criminais (PICs) foram abertos para investigar crimes mais graves.

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Entre os crimes eleitorais que podem ser denunciados estão boca de urna, compra de votos, calúnia, distribuição de material de campanha fora do prazo, difamação, injúria e falsidade ideológica, como o uso de caixa dois. A promoção de desordem durante o processo eleitoral e o transporte ilegal de eleitores também são infrações passíveis de denúncia.

Desde março de 2024, o MPRJ implementou o Núcleo de Apoio e Assessoramento às Promotorias Eleitorais (NAAPE), oferecendo suporte técnico e administrativo aos promotores de Justiça com atuação eleitoral.

+ LEIA TAMBÉM: Falta d’água afeta mais de 50 bairros no Grande Rio

Outra iniciativa foi a criação de um sistema automatizado, baseado em inteligência artificial, capaz de analisar registros de candidaturas e identificar irregularidades. O robô alerta os promotores sobre potenciais inelegibilidades e investiga o banco de dados de candidaturas de forma contínua e eficiente.

Além da fiscalização técnica, o MPRJ lançou nas redes sociais a campanha “Eleições 2024”, com o objetivo de conscientizar a população sobre o exercício do voto e estimular a denúncia de abusos. A ação visa garantir que todos os eleitores estejam informados e contribuam com a lisura do processo eleitoral.

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *