ArtesCarnavalCultura

Morre Roberto Szaniecky, o polonês do “Rio de Lá pra Cá”

Reportagem: Simone Canuto

Roberto Szaniecki, o “Polonês”, foi um dos mais importantes carnavalescos do Brasil. Seu trabalho, marcado por um forte apelo popular e por um uso criativo das cores e dos elementos cenográficos, contribuiu para a modernização e popularização da festa.

Na Viradouro, ele foi autor do enredo “Os 7 Pecados Capitais”, para o carnaval de 2001. Contudo, deixou a escola faltando semanas para o carnaval, após desentendimentos com a direção. No entanto, o trabalho já adiantado, acabou concluído por uma comissão formada por membros da escola.

Polonês

Szaniecki nasceu em Varsóvia, na Polônia, em 1961. Em 1980, mudou-se para o Brasil, onde começou a trabalhar como auxiliar do carnavalesco Max Lopes, recém-falecido. Em 1993, estreou como carnavalesco pela Unidos da Ponte, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, já foi vice-campeão com o Salgueiro, com o enredo “O Rio de lá pra cá”.

Szaniecki teve passagens por diversas escolas do Rio de Janeiro, como União da Ilha, Mangueira, Portela, Inocentes, Unidos da Ponte e Estácio de Sá. Também foi campeão do carnaval de São Paulo, por Império de Casa Verde (2006) e Gaviões da Fiel (1999).

Colorido

O carnavalesco foi um dos responsáveis por modernizar o carnaval carioca, introduzindo novos elementos e técnicas que tornaram os desfiles mais coloridos e impactantes. Ele também foi um dos primeiros carnavalescos a se preocupar com a questão da sustentabilidade, buscando alternativas para reduzir o impacto ambiental dos desfiles.

Um dos desfiles mais marcantes de Szaniecki foi o da Grande Rio em 2006, com o enredo “Amazonas, o Eldorado é Aqui”. O desfile foi um sucesso de público e crítica, e marcou a ascensão da escola à elite do carnaval carioca.

Por fim, Szaniecki faleceu no Rio de Janeiro, em 31 de outubro de 2023, aos 62 anos. Porém, seu legado é incontestável, e seu trabalho continuará a inspirar gerações de carnavalescos e admiradores da festa.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Artes