CinemaLeste FluminenseNiterói

Mistérios do Cine Icaraí: veja o que há por trás das paredes históricas

Cinema Icaraí: Obras causam mudanças no trânsito

Cinema Icaraí: Obras causam mudanças no trânsito | Divulgação/Lucas Benevides/Prefeitura de Niterói

As obras no Cine Icaraí, fechado desde 2006, revelam mistérios arquitetônicos e históricos de um dos principais prédios de Niterói. Construído na década de 1940, o edifício abrigava não apenas salas de cinema, mas também apartamentos e lojas nos andares superiores. A planta original, no entanto, nunca foi encontrada. Vestígios como banheiras de metal e espaços residenciais sugerem a antiga ocupação do local.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Marcelo Silveira, arquiteto do Consórcio Cine Icaraí, destacou em entrevista ao O Globo, que as informações sobre as unidades residenciais surpreenderam a equipe.

Não sabíamos sobre as dez unidades residenciais. Os apartamentos de frente para a praia eram duplex”.

Ele acredita que os imóveis eram destinados a funcionários de alto escalão, fortalecendo o valor histórico do local.

Reforma preserva o estilo art déco

Desde 2019, a prefeitura de Niterói, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), tem trabalhado na readequação do Cine Icaraí. O projeto de R$ 45,7 milhões inclui restauração das fachadas, sala de exibição e elementos decorativos originais. Segundo a proposta aprovada pelo Inepac e o CMPPC, a bilheteria e a bonbonnière permanecerão no saguão.

O prédio, agora batizado de Cine Concerto Sergio Mendes, homenageia o pianista e compositor niteroiense. Além das salas de cinema, o espaço contará com infraestrutura para eventos culturais. Camarins, mezanino, bar bistrô e um restaurante no quinto andar estão entre as novidades. A sustentabilidade será priorizada com a instalação de placas solares para geração de energia.

Memória afetiva de uma cidade

O prefeito Axel Grael relembrou momentos vividos no cinema.

A bonbonnière vendia balas de caramelo que faziam muito sucesso. É parte da memória de Niterói”.

Mencionou ainda que a mobilização dos vizinhos evitou a venda do prédio, possibilitando o tombamento e o início das obras.

O minidocumentário sobre a história do Cine Icaraí, previsto para o fim de 2025, será um marco na preservação desse ícone arquitetônico. A expectativa é que os mistérios sobre os antigos moradores sejam desvendados até a conclusão do projeto. “Esse é um mistério que deve ser revelado até a conclusão do projeto”, brincou o prefeito.

Futuro do Cine Icaraí

O edifício terá três novas salas de cinema com capacidade total de 280 pessoas, um café e a revitalização completa do salão principal. Com a conclusão das obras, o Cine Icaraí voltará a ser um ponto de encontro e referência cultural em Niterói.

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Cinema