BrasilEducaçãoSaúde

MEC anuncia edital para cursos de medicina em hospitais

MEC anuncia edital para cursos de medicina em hospitais

Foto: Reprodução – Internet

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (30) um edital para novos cursos de medicina em faculdades vinculadas a hospitais. Esta é a segunda convocação pública dessa natureza, sendo a primeira em 2014, quando o Hospital Albert Einstein abriu um curso na área.

Cada instituição de ensino poderá concorrer a entre 80 e 100 vagas de medicina, dependendo da estrutura de equipamentos e programas disponíveis na unidade hospitalar e na rede SUS do município de oferta do curso.

► Leia mais notícias sobre Brasil aqui

As faculdades mantidas por hospitais, ao contrário de outras instituições de ensino, terão como requisito apenas comprovar a existência de equipamentos públicos adequados e suficientes para a oferta do curso de medicina.

Este novo edital não apresenta restrições geográficas, mas exige que tanto a unidade hospitalar quanto a instituição de ensino estejam sediadas no mesmo município e sejam mantidas pela mesma mantenedora. A abertura de cursos de medicina ocorre não apenas pela necessidade social, mas também pela excelência dos serviços prestados.

Para a habilitação, a unidade hospitalar deve atender a critérios como possuir residências médicas em especialidades prioritárias. Assim, como também leitos SUS disponíveis por vaga autorizada, convênio com a rede de atenção à saúde do SUS, entre outros requisitos. As instituições de ensino superior, por sua vez, devem ter um IGC e CI iguais ou superiores a 4.

► Leia mais notícias sobre Brasil aqui

Além disso, os cursos de medicina mantidos por hospitais devem cumprir contrapartidas ao SUS, como previsto no edital. Um plano de investimento no SUS para os próximos seis anos, equivalente a 10% do faturamento anual bruto do curso, é exigido, assim como a oferta de vagas em bolsas para alunos com base em critérios socioeconômicos, étnico-raciais e de inclusão para pessoas com deficiência.

Enfim, o processo de autorização dos cursos de medicina segue os trâmites regulares, sem garantias de autorização apesar da habilitação das instituições de ensino. A iniciativa visa atender à demanda por profissionais qualificados na área da saúde.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil