Maricá respira futebol e se pinta de azul, vermelho e branco neste sábado para a estreia do clube de futebol da cidade do Leste Fluminense no Campeonato Carioca 2025. O adversário: nada menos do que o Botafogo, campeão da América e brasileiro, que vive uma crise interna por conta de uma debandada de jogadores e do próprio treinador, decisivos para a brilhante campanha do ano anterior. A partida acontece neste sábado, às 16h, no Estádio Nilton Santos.
Para os 200 mil moradores de Maricá, que amam festejar e torcer pela cidade, há otimismo de sobra. Tanto que todos os ingressos destinados à torcida visitante – uma carga de duas mil entradas, esgotaram rapidamente.
“É o início de uma trajetória que carregará nossa cidade e nossa torcida com orgulho por onde formos. Estaremos juntos em cada lance, seja nas arquibancadas ou de casa, emanando toda a energia positiva que só vocês sabem transmitir!”, disse a diretoria do clube.
O time, conhecido como “Tsunami”, quer tirar onda na competição, assim como a escola de Samba União de Maricá fez no carnaval carioca. Se por um lado a escola de samba vermelho e branca, fundada em 2015, já está desfilando na Marquês de Sapucaí – tendo feito sua estreia no carnaval de 2024 com um 4º lugar, por que não acreditar que o time possa, com a mesma “maricadência”, da escola de samba, embalar no campeonato.
+ MAIS NOTÍCIAS DE MARICÁ? CLIQUE AQUI
Apesar de se tratar de um projeto ainda recente, o clube já coleciona histórias de sucesso. Bateu na trave na segunda divisão do Estadual em três oportunidades. Enfim, no ano passado, conseguiu o tão sonhado acesso, além de ter conquistado, no segundo semestre, a Copa Rio.
Do mesmo modo que na administração pública da cidade, em que a população acredita na continuidade da gestão do mesmo grupo político, as coisas acontecem no futebol. Nesse sentido, o treinador continua sendo o mesmo desde 2023: o ex-atacante Reinaldo, revelado pelo Flamengo e com importantes passagens pelo Botafogo, Paris Saint Germain (PSG), São Paulo, Santos e Bahia. Ele também teve importantes passagens por clubes do futebol asiático. De igual forma, o clube renovou contrato com 80% do elenco que fez parte do processo de chegada à série A1.
“Tivemos uma pré-temporada muito positiva, estou muito satisfeito com a entrega dos nossos atletas. Esse grupo, mais uma vez, vai corresponder e dar muitas alegrias ao nosso torcedor”, disse Reinaldo, técnico do Maricá.
Reforços estrangeiros
Apesar de ter mantido boa parte do plantel da última temporada, o clube investiu em reforços estratégicos. Quatro estrangeiros chegaram para fortalecer o time: os atacantes Matias Roskopf (Argentina), Johan Mina (Equador), Kevin Mercado (Equador) e o zagueiro Felipe (Uruguai). Com passagens por clubes como Nacional-URU e Malmö-SUE, Felipe traz experiência a um elenco promissor.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
O clube acredita tanto no potencial dos atletas que assinou contrato com todos eles até o fim do ano. Sobretudo em razão da escolha feita após o título da Copa Rio no ano passado, para disputar a 4ª divisão do fubebol nacional (Brasileirão Série D). O Maricá poderia ter escolhido entre participar da Copa do Brasil – com premiação maior, mas com risco de eliminação sumária – ou da competição nacional.
Jogadores relacionados
Para a primeira partida, Reinaldo selecionou os seguintes jogadores:
-
Dida, Magno Nunes, Mizael, Sandro, Ramon, João Victor, Bruninho, Bezerro, Tavares, Walber, Denílson, Yuri, Amir, Felipe Carvalho, Vinícios, Marcelinho, Banguerê, Magno Souza, Hugo Borges, Gutemberg, Rafael Carioca, Leandro e Sérgio.
A equipe levou muito tempo sem estádio para jogar em Maricá. Atualmente, atua no Estádio João Saldanha, assim como toda uma estrutura. Nesse sentido, o Maricá dispõe de alojamentos, um complexo com salas de musculação, fisioterapia e regeneração física.
Mesmo assim, com apoio do poder público municipal, eles podem ir além disso. Por exemplo, com a construção do novo estádio para 20 mil pessoas. A arena, projetada pelo escritório do arquiteto Oscar Niemeyer, terá custeio da prefeitura.
Calendário de jogos
11/01 – Botafogo x Maricá
15/01 – Maricá x Boavista
18/01 – Fluminense x Maricá
22/01 – Maricá x Nova Iguaçu
26/01 – Maricá x Sampaio Corrêa
29/01 – Maricá x Vasco
02/02 – Madureira x Maricá
06/02 – Volta Redonda x Maricá
09/02 – Maricá x Bangu
16/02 – Portuguesa x Maricá
22/02 – Flamengo x Maricá
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI