A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde, chama a atenção para os cuidados que devem ser tomados em casos de ferimentos causados por animais desconhecidos ou com condições de saúde suspeitas. A preocupação maior se dá em relação à raiva, uma doença infecciosa viral aguda que pode acometer mamíferos, inclusive o homem, e é caracterizada como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.
A raiva é transmitida principalmente por mordidas e arranhões de animais infectados, especialmente cães e gatos no ambiente urbano. Por isso, a recomendação da Secretaria de Saúde é que, em casos de ferimentos causados por esses animais, a população procure o serviço de saúde mais próximo para a assistência inicial contra a doença.
Para ferimentos mais graves, a orientação é procurar o Hospital Conde Modesto Leal, a UPA de Inoã ou o Pronto Atendimento 24h Santa Rita em Itaipuaçu. Após avaliação pelos profissionais de saúde, a pessoa ferida pode ser direcionada ao Núcleo Municipal de Imunização Dr. Heitor da Costa Matta, que fica na Rua Prefeito Hilário da Costa e Silva, no Centro. Lá, serão realizadas vacinação antirrábica humana e aplicação do soro antirrábico, se necessário, além de oferecer orientações à população.
É importante lembrar que a vacinação antirrábica humana acontece às segundas e quintas-feiras, das 8h às 17h, para pessoas com idade a partir de 10 anos de idade. Para o público com idade inferior a 10 anos, a vacinação está disponível de segunda a sexta-feira no mesmo horário. O encaminhamento para receber o soro antirrábico é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para todos os grupos.
A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação antirrábica é uma medida importante para prevenir a doença e evitar a propagação do vírus. A população deve ficar atenta aos cuidados com a saúde dos animais domésticos e não se esquecer de tomar as precauções necessárias em caso de ferimentos ou contato com animais desconhecidos.
Para esclarecer dúvidas e mais informações, deve ser feito contato com o setor pelo telefone (21) 2634-7965.
Serviço: Vacinação antirrábica humana para pessoas avaliadas
Local: Núcleo Municipal de Imunização – Rua Prefeito Hilário da Costa e Silva,10, Quadra M, Centro.
Dias: segunda e quinta-feira (com idade a partir de 10 anos); segunda a sexta-feira (menores de 10 anos)
Horário: 8h às 17h
Número de contato: (21) 2634-7965