A Secretaria de Políticas Inclusivas de Maricá marcou presença no último fim de semana no “3º Festival Niterói Paradesportivo”, realizado no Fluminense Atlético Clube (Clube Fluminensinho), em Niterói. O evento teve como objetivo promover a inclusão da pessoa com deficiência e contou com a presença de profissionais do Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI), administrado pela Ong Contato. A equipe presente foi responsável pela acessibilidade comunicacional em Libras e pelo transporte dos usuários com deficiência.
A iniciativa também teve como objetivo incentivar a prática de atividades físicas por pessoas com deficiência, visando incluí-las mais profundamente na sociedade e mostrando as possibilidades que o esporte pode oferecer para uma vida mais plena. Palestras imersivas foram oferecidas, abordando o universo paradesportivo e as modalidades de tênis de mesa para cadeirantes, vôlei sentado, bocha paralímpica e parajiu-jitsu, entre outras.
A Secretaria de Políticas Inclusivas tem como principal objetivo fornecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todas as pessoas, com a finalidade de promover a inclusão social. Para isso, desenvolve projetos e ações direcionados a pessoas que sofrem algum tipo de exclusão, como pessoas com deficiência, negros, indígenas, mulheres, comunidade LGBTQIA+, egressos do sistema prisional e seus familiares, dentre outros que necessitam de apoio psicológico ou estejam em vulnerabilidade social.
As ações são realizadas através de três equipamentos municipais e sete núcleos de trabalhos específicos, como o Psicovida, Escritório Social, Centro de Referências em Políticas Inclusivas (CRPI), Núcleo de Orientação Jurídica, Núcleo de Acolhimento, Núcleo de Segurança Alimentar, Núcleo de Assuntos Urgentes e Divulgação de Trabalhos Externos, Núcleo de Busca Ativa e Cuidados com a População de Rua, Núcleo de Articulações com as Minorias e Núcleo de Captação de Vagas de Empregos e Diálogos com o Empresariado.
A presença da Secretaria de Políticas Inclusivas de Maricá no “3º Festival Niterói Paradesportivo” mostra a importância de iniciativas como essa, que buscam promover a igualdade e inclusão de todas as pessoas na sociedade.