Leste FluminenseMaricá

Maricá inicia maior obra de esgotamento sanitário da cidade

Maricá inicia maior obra de esgotamento sanitário da cidade

Foto: Clarildo Menezes

No último sábado (25), a Prefeitura de Maricá anunciou o lançamento da maior obra de esgotamento sanitário da cidade, abrangendo um trecho de 130 km no bairro de São José do Imbassaí e beneficiando aproximadamente 32 mil moradores. Com um investimento total de R$ 200 milhões, o sistema de esgotamento será interligado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que será construída em Itaipuaçu. A previsão de conclusão da obra em São José do Imbassaí é de 22 meses.

A execução do projeto está sob responsabilidade da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), criada em 2019 após a administração municipal decidir assumir o serviço de saneamento com a venda da Cedae. Ao todo, serão investidos R$ 525 milhões de recursos municipais na construção de 300 km de sistema de esgotamento sanitário, visando melhorar a qualidade de vida da população e preservar o meio ambiente.

As obras desta primeira fase de investimentos já estão em andamento em diferentes regiões, como Ponta Negra, Inoã, Jardim Atlântico Leste e no Recanto. Segundo o prefeito Fabiano Horta, o esgotamento sanitário é uma infraestrutura fundamental para o crescimento da cidade, a saúde das pessoas e a proteção do sistema lagunar. Ele ressalta o investimento pesado realizado e a importância de trazer dignidade para a população de Maricá.

“Leia mais notícias sobre Maricá aqui”

O desafio da implantação da infraestrutura de saneamento básico em Maricá foi assumido pelo município. A presidente da Sanemar, Rita Rocha, destaca a complexidade da obra em São José do Imbassaí e a geografia desafiadora da região. No entanto, um planejamento eficiente foi elaborado para garantir o cumprimento do prazo de 22 meses. A prioridade é recuperar o tempo perdido e promover avanços, além de preservar o meio ambiente, especialmente as lagoas.

Além disso, durante o evento, a Sanemar e a Secretaria de Assuntos Religiosos firmaram um termo de cooperação técnica com o objetivo de trocar informações para orientar os frequentadores de templos religiosos sobre os programas Sanear + Água e Sanear + Esgoto, bem como as obras em andamento na cidade e seus possíveis transtornos. A intenção é disseminar informações sobre programas sociais e práticas que preservem a saúde das famílias e o meio ambiente.

Obras avançando em toda cidade

O projeto mais recente foi lançado em setembro, com a obra de extensão de rede em Inoã, beneficiando mais de oito mil moradores. O prazo de entrega é de 16 meses. Já no Recanto, as obras foram iniciadas em agosto, beneficiando mais de oito mil pessoas. A entrega está prevista em 18 meses. Em abril de 2023, será iniciada a obra do Jardim Atlântico Leste, beneficiando cerca de 19 mil pessoas. Por fim, também em abril, ocorreu o lançamento da obra em Ponta Negra e parte de Cordeirinho, beneficiando mais de cinco mil pessoas. O prazo de entrega é de 21 meses.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *