Diante da massiva onda de compartilhamento de mensagens no ambiente da internet, sobre agendamento de ataques a diversas unidades escolares, a Prefeitura de Maricá anunciou quais medidas estão sendo tomadas, na esfera do poder publico municipal. A finalidade é de tranquilizar a população sobre o que considera “mensagens criminosas que têm circulado em redes sociais, cujo intuito é causar insegurança”.
A gestão municipal reforça, ainda, que “por dever de precaução, tem monitorado o ambiente escolar e tomado providências para proteger alunos e professores”. Segundo a prefeitura, de imediato, “foi reforçado o patrulhamento da Guarda Municipal em áreas próximas aos colégios”.
Medidas que já estão sendo providenciadas:
- Plantão de guardas municipais dentro das escolas, começando um projeto-piloto por até dez unidades de ensino.
- Ampliação do número de totens com botão de emergência, câmeras com visão de 360 graus, alto-falante e luzes de posição (giroflex) na frente de escolas (atualmente, esse sistema existe em quatro unidades).
- Instalação de telefone de emergência na sala da diretoria com conexão direta com a Secretaria de Ordem Pública (Seop).
A Prefeitura lamenta, também, “que mensagens desse tipo sejam covardemente espalhadas, tendo como origem um discurso de ódio, que em nada combina com Maricá nem com seus moradores. A administração segue em atenção plena”.
Denúncias e emergências podem ser registradas pelo Disque Seop no telefone (21) 96809-1516.