A Prefeitura de Maricá anunciou a aquisição de dez projetos do arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012) para fortalecer o turismo cultural e arquitetônico no município, localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Com a iniciativa, a cidade passa a abrigar 11 obras assinadas pelo renomado arquiteto, incluindo a Casa Darcy Ribeiro, já em funcionamento.
Maricá terá segunda maior coleção de obras de Niemeyer
Com a aquisição, Maricá se torna a segunda cidade com mais projetos de Niemeyer no Brasil, ficando atrás apenas de Brasília, que conta com 50 construções assinadas pelo arquiteto. A iniciativa faz parte de um plano de desenvolvimento turístico e cultural da região.
Investimento prevê R$ 73,6 milhões em obras
O prefeito Washington Quaquá informou que o investimento estimado para a construção das estruturas é de R$ 73,6 milhões. Os projetos incluem o Monumento à Paz, o Centro Administrativo de Maricá (futura sede do governo municipal), o Centro de Convenções, o Teatro Ballet de Cuba, o Estádio João Saldanha, o Hotel Maricá, o Museu de Arte de Maricá, o Memorial João Goulart, quiosques na orla e o Teatro Municipal de Maricá.
Projetos estão sob supervisão de Kadu Niemeyer
Os projetos arquitetônicos estão sendo supervisionados por Kadu Niemeyer, neto do arquiteto, que tem acompanhado a adaptação dos projetos para a realidade da cidade. Ainda não foi divulgada a previsão para o início das obras.