Márcio Canella, candidato pelo União Brasil, foi eleito prefeito de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, neste domingo (06).
A última pesquisa, realizada pelo Instituto Real Time Big Data, encomendada pela Record e divulgada no dia 4 de outubro, às vésperas da eleição, mostrou Matheus do Waguinho (Republicanos) com uma pequena vantagem na intenção de votos, com 43% e Canella com 39%, onde estariam tecnicamente empatados. Todas as pesquisas anteriores indicavam que os dois candidatos iriam para o segundo turno.
Porém, os eleitores resolveram no primeiro. Márcio obteve 62,88% dos votos válidos, o equivalente a 155.229 votos. E seu principal adversário, Waguinho, conquistou 35,20% dos votos, com 86.887 eleitores. Belford Roxo tem 518.263 habitantes, segundo dados mais recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Alianças políticas e tensão pré-campanha
A candidatura de Matheus foi apoiada por Waguinho, seu tio e ex prefeito de Belford Roxo aue, não poderia mais se reeleger após 2 mandatos seguidos. Canella atuou como vice-prefeito durante o mandato de Waguinho, entre 2017 e 2019.
No entanto, houve uma ruptura na relação durante as eleições presidenciais de 2022. Já que, Canella decidiu apoiar Jair Bolsonaro, enquanto Waguinho alinhou-se com o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. Canella também foi o deputado estadual mais votado do Rio de Janeiro em 2022.
Daniela Carneiro, esposa de Waguinho, assumiu o cargo de ministra do Turismo no governo Lula, mas ficou na função por cerca de seis meses. A disputa entre os dois candidatos foi marcada por episódios de violência entre cabos eleitorais e denúncias de envolvimento com milícias, entre as duas partes.
Apoios de Lula e Bolsonaro influenciam cenário
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perdeu o seu principal aliado na Baixada Fluminense. Matheus do Waguinho (Republicanos).Belford Roxo foi uma das cidades da baixada que mais votou no Bolsonaro em 2022. E agora,, Canella é o candidato apoiado pelo partido do ex presidente o PL, o que mostra a influência das alianças para a decisão do futuro da cidade.
[…] + LEIA TAMBÉM: ►Márcio Canella vence Matheus do Waguinho […]