Centenas de manifestantes participaram, neste sábado (16), de um protesto em Copacabana, no Rio de Janeiro, em solidariedade aos palestinos. A manifestação aconteceu poucos dias antes da cúpula do G20, prevista para segunda e terça-feira na cidade.
Sob uma chuva constante, a marcha ocorreu de forma pacífica e foi monitorada por dezenas de policiais e soldados. Os participantes seguravam bandeiras palestinas e cartazes com frases como “Ruptura das relações Brasil-Israel”. Entre as reivindicações estavam o fim do financiamento às ofensivas militares israelenses em Gaza e no Líbano.
+ LEIA TAMBÉM: ►Carro capota no Aterro do Flamengo e deixa feridos
Os líderes mundiais, incluindo Joe Biden e Xi Jinping, discutirão no encontro temas como aquecimento global e coordenação internacional. Manifestantes, no entanto, destacaram que as agendas locais e globais também envolvem justiça social e apoio à Palestina.
Tania Arantes, de 60 anos, integrante de um sindicato brasileiro, afirmou que o protesto visava criticar a cúpula.
“Queremos mostrar um contraste, destacando a luta contra a pobreza e o combate às mudanças climáticas”, explicou.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Giancarlo Pereira, veterinário de 43 anos, destacou a relação entre as causas.
“São os mesmos países e grandes empresários que fomentam guerras e acumulam riquezas bilionárias enquanto ignoram os impactos sociais e ambientais.”
Paralelamente às manifestações, organizações civis participam de um fórum de discussão promovido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O evento busca elaborar pontos de ação a serem apresentados na cúpula.
+ LEIA TAMBÉM: ►Jogadora do Corinthians bate carro, atropela mulher e tenta fugir do local
Entre as propostas destacadas está a criação de uma Aliança Mundial contra a Fome e a Pobreza. O Brasil também busca liderar esforços globais para mitigar o aquecimento global.
Outra manifestação foi programada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil para denunciar a falta de compromisso dos países ricos com mudanças climáticas.