O Rio Grande do Sul segue em alerta máximo devido à previsão de novas chuvas nos próximos dias, intensificando o quadro de devastação causado pelas enchentes que já assolaram o estado. A MetSul Meteorologia alerta para o risco de novos temporais, especialmente na metade norte, onde os rios já sofrem com cheias de grandes proporções.
+ LEIA TAMBÉM: ►Governo Federal leva bombas de água para o RS
Com o solo saturado e instável, o maior temor das autoridades é o risco de deslizamentos em áreas serranas. A MetSul prevê que o volume de chuva provoque uma nova alta nos níveis dos rios, mas com repique de cheia menor do que o observado nas últimas semanas.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
Contudo, o cenário deve melhorar no sábado (18), com apenas precipitações isoladas durante o fim de semana. A partir de terça-feira (21), no entanto, a MetSul alerta para a volta de chuvas generalizadas e com volumes mais expressivos, podendo superar 100 milímetros em alguns pontos.
+ LEIA TAMBÉM: ►Racismo no Peru: Botafogo repudia e cobra ações – Vídeo
Enfim, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (17), o governador Eduardo Leite anunciou medidas emergenciais para auxiliar na drenagem das cidades, com foco na região metropolitana de Porto Alegre. Assim, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) também está colaborando com o envio de bombas para auxiliar no escoamento da água acumulada.