Baixada FluminenseEstado do Rio de Janeiro

Magé sofre com chuva e secretário faz apelo político ao povo

Magé sofre com chuva e secretário faz apelo político ao povo

A cidade de Magé, na Baixada Fluminense, foi uma das que mais registraram chuvas no estado do Rio nesta sexta-feira (22). O rios Roncador e Inhomirim transbordaram. Desse modo, há ainda o risco de rompimento de um dique.

“Com as fortes chuvas que impactaram a cidade, equipes de emergência em Magé estão trabalhando em diversas áreas para garantir a segurança e suprir as necessidades da população. Desde as primeiras horas desta sexta, o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) da Prefeitura já estava nas ruas”, diz a Prefeitura de Magé.

Evacuação da Vila Liberdade

Diante do risco iminente, a Prefeitura de Magé orientou a evacuação imediata dos moradores da região da Vila Liberdade. Um ponto de apoio foi montado na Escola Municipal Délio Pereira Sampaio (Estrada do Contorno s/n, Barbuda – Magé) para acolher os residentes. Há, no total, nove disponíveis na cidade.

“Foram abertos 9 pontos de apoio. Os alagamentos estão sendo monitorado 24h, especialmente após o transbordamento dos rios Roncador e Inhomirim”, informam.

Com um acumulado de 171,05 milímetros de chuva nas últimas 24 horas,  o Jardim Nazareno se trata do bairro mais afetado, em Magé. As localidades de Morro do Sertão e Rio dos Cavaleiros tem índices de 155,6 mm e 150,31 mm, respectivamente.

TRISTE! Três pessoas morrem soterradas, em Petrópolis

Magé sofre com chuva e registra, ainda, nas últimas 24 horas, volumes significativos de precipitações em todo o município, destacando 118,93 mm no Centro da cidade.

► Cachoeiras de Macacu está em alerta vermelho – Vídeos

Segundo a Prefeitura de Magé, em caso de emergência, as pessoas deverão procurar locais seguros. Nesse ínterim, entrar em contato com a Defesa Civil pelos canais de comunicação disponíveis: Disque 199, pelo telefone (21) 2317-0215 ou pelo WhatsApp (21) 99332-5170 / (21) 98644-5425.

Dados do Cemaden

De acordo com a plataforma do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a estação Rio Roncador registrou 196,4mm de chuva nas últimas 24 horas. Esse volume ficou atrás apenas de cinco estações de Petrópolis, cidade serrana que foi palco de um desabamento com três mortes.

Preocupação política

Apesar da quase calamitosa situação de Magé, o Secretário de Defesa Civil do município, José Amaral, fez um estranho apelo à população. Pediu ao povo para não “informar muito”, através de vídeos, dos transtornos que as chuvas estão causando na cidade.

► Niterói: Água invade ônibus e passageiros ficam ilhados – Vídeo

A fala teria ocorrido, a princípio, em um grupo de WhatsApp. Em síntese, criado para que a população pudesse levar ao conhecimento público onde estão ocorrendo problemas por conta das chuvas na cidade.

Vou pedir a vocês pra não ficar ‘informando muito’… e essa divulgação de todas as ruas que estão ‘sendo’ (sic) alagadas, isso tá me trazendo um problema danado”, apelou.

Em suma, a atitude deste agente político denota uma total ausência de espírito republicano, tal qual ausência de compreensão do que representa a supremacia do interesse público.

Por fim, diante de uma situação em que pessoas perdem casas, imóveis, vidas, o apelo soa hediondo, visto o viés servil e clientelista da face mais cruel do fisiologismo político.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *