O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará na cidade nesta terça-feira (02), às 15h, para oficializar o início das obras de dragagem do Canal de São Lourenço. A cerimônia, que será realizada no Porto de Niterói (Avenida Feliciano Sodré 215, Centro), marca um importante passo para o desenvolvimento da economia do mar na região.
Fruto de uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Niterói, a iniciativa representa um investimento de R$ 138 milhões. O objetivo é ampliar o acesso da infraestrutura aquaviária ao Complexo Industrial e Portuário de Niterói, revitalizando o setor e gerando cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.
► Leia mais notícias sobre Niterói aqui
Sendo assim, o projeto contempla o desassoreamento de um trecho da Baía de Guanabara, entre a Ilha da Conceição e a Ponte Rio-Niterói. A profundidade do canal será aumentada de 7 para 11 metros, permitindo a atracação de embarcações de maior porte. Dessa forma, impulsionando atividades como a construção naval, reparos offshore e movimentação de cargas.
“A dragagem do Canal de São Lourenço é um projeto estratégico para o desenvolvimento de Niterói e do Rio de Janeiro”, afirma o prefeito Axel Grael. “A iniciativa vai gerar emprego e renda, fortalecer a indústria naval e portuária e contribuir para a despoluição da Baía de Guanabara.”
►Prefeito de Niterói anuncia visita do Presidente Lula
Sendo assim, na mesma região, o Terminal Pesqueiro de Niterói também será revitalizado. Através de um acordo para a municipalização do espaço, o local será transformado em um entreposto de pesca, beneficiando toda a cadeia produtiva do setor.
Enfim, após a conclusão da dragagem do Canal de São Lourenço, o Terminal Pesqueiro terá condições de receber embarcações de maior porte. Assim, aumentando a capacidade de captura e beneficiamento de pescado. A iniciativa também contribuirá para a geração de emprego e renda na região.