
Recentemente, 1001 renovou sua frota, mas ônibus ainda não foram ás ruas – Foto: Facebook/Busologia DB
Acordar às 5h, ainda com o céu escuro, e pegar um ônibus até o Centro de Niterói. De lá, às 6h, tomar uma barca até o Centro do Rio de Janeiro para, às 7h pegar um ônibus ou metrô e, finalmente, às 8h, chegar à Barra da Tijuca. O sufoco, pelo qual passam centenas de moradores de Niterói, todos os dias, deve diminuir consideravelmente, com a implementação da linha de ônibus Niterói – Barra da Tijuca.
Com início de operação previsto para a próxima semana, a linha deverá partir de Charitas, passando por toda a Zona Sul e Região Central da cidade até pegar a Ponte Rio-Niterói. Chegando ao Rio de Janeiro, o itinerário deverá seguir via Avenida Brasil e Linha Amarela. Dessa forma, haveria atendimento a passageiros que têm como destino regiões como Freguesia, Curicica e Jacarepaguá.
Segundo o Google Maps, em condições de trânsito livre, o percurso entre a estação do Catamarã Charitas, onde deverá ser instalado o ponto inicial, e o Shopping Aerotown, onde, a princípio, será a parada final, é de 51 minutos. Desse modo, o passageiro poderá economizar até duas horas de deslocamento.
Trajeto
A tendência pelo ponto inicial em Charitas segue outras linhas que já existem, como as que ligam Niterói à Gávea, Ipanema, Galeão e Castelo. A operação deverá ser feita pela Auto Viação 1001, responsável pelos serviços citados anteriormente. Há de se ressaltar que a companhia, recentemente, adquiriu novos ônibus urbanos, que ainda não foram colocados para circular. A estreia dos veículos deve ocorrer na próxima semana, coincidindo com a estreia da linha Niterói – Barra.
Outra possibilidade se trata da extensão da linha Chaitas x Gávea à Barra da Tijuca, pela Zona Sul. Todavia, existe uma grande pressão para que hajam linhas saindo da Região Oceânica com destino à Barra da Tijuca.
E, ainda, que as duas opções incluam a possibilidade de trajeto pela Avenida Brasil e Linha Amarela.
Terminal João Goulart
Informações apuradas pela reportagem do FOLHA DO LESTE com fontes ligadas ao Governo do Estado descartam o Terminal João Goulart como ponto de embarque. Todavia, há grande possibilidade de as linhas percorrerem a Avenida Visconde do Rio Branco, assim como outras operadas pela 1001 já fazem.
Valores
Os valores deverão variar entre R$ 10,65 e R$ 28, tomando como base as linhas já existentes, partindo de Charitas. Os serviços com destino à Gávea, Ipanema e Galeão possuem tarifa, em veículos urbanos, de R$ 10,65. Contudo, o valor varia em ônibus rodoviários: Gávea, R$ 25,15; Ipanema, R$ 14,00; Galeão, R$ 20,20; Castelo, R$ 18,65; havendo ainda a linha Itaipu – Castelo, que custa R$ 28,00. As duas últimas contam apenas com o serviço rodoviário. Existe a possibilidade de o serviço aceitar Bilhete Único.
Há grande probabilidade, pelo que apuramos, de o Detro fixar uma tarifa base, mas a empresa adotar um valor promocional em se tratando de início de operação e fase experimental.
Quase dez anos de reivindicação

Felipe Peixoto – Foto: Rafael Wallace/Alerj
A implementação do serviço é uma reivindicação antiga de quem mora em Niterói e trabalha na Barra da Tijuca, ou vice-versa. O ex-deputado estadual e atual subsecretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Felipe Peixoto, protocolou, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) pelo menos duas Indicações Legislativas, pedindo ao governo estadual a criação da linha. Em entrevista ao FOLHA DO LESTE, ele comemorou o início da operação, previsto na próxima semana,
O ideal é que a linha seja via Linha Amarela, já que pela Zona Sul tem a maior interferência do trânsito. É uma grande conquista para a população de Niterói e da Barra. Há muita gente que se desloca todo dia. A linha permitirá que deixem de ir de carro, melhorando o trânsito. Investir em transporte público sempre traz benefícios. Diminui a emissão de gases poluentes e engarrafamentos”, disse.
Detro desconversa
Procurado pela reportagem, nesta quinta-feira (26), o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro-RJ) desconversou. O órgão afirmou que estava apurando os detalhes e que divulgaria um material informativo sobre o assunto na próxima sexta-feira (27) ou na segunda (30).
Operação experimental e licitação
A implementação da linha será em caráter experimental. Segundo o Detro, consideram-se as experimentais as novas linhas de ônibus até que ocorra uma licitação para formalizá-las. Estas linhas podem operar por até dois anos ou até que ocorra a referida licitação, o que vier primeiro. O Detro e a empresa responsável divulgarão os horários a partir do começo da semana que vem.