
Libertadores: Botafogo acaba com invencibilidade de 8 meses do Universitário, com dois gols de Eduardo (foto) e um de Luiz Henrique | Vitor Silva/Botafogo
Em noite de grande atuação, o Botafogo venceu o Universitario por 3 a 1, no Estádio Nilton Santos, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores da América. Com o resultado, o Glorioso quebra a invencibilidade de 8 meses do time peruano e mantém viva a chance de classificação no Grupo D, o mais equilibrado da competição. O Universitario estava há 28 jogos sem perder.
Diante de quase 24 mil torcedores, o Botafogo dominou a partida desde o início, criando diversas chances de gol. Logo aos 8 minutos, Tiquinho Soares sentiu uma contusão da coxa. Desse modo, precisou ser substituído por Eduardo.
Apesar da perda do principal atacante, o Glorioso não se abateu, ao passo que manteve o controle do jogo, posse de bola e amplo domínio. Entretanto, a superioridade não se traduziu em gol e o primeiro tempo terminou tal qual começou.
LEIA TAMBÉM: ► Rio terá barcas ligando aeroportos Santos Dumont e Galeão
No segundo tempo, o domínio botafoguense se intensificou. Logo no primeiro minuto, Eduardo, que já havia entrado no lugar de Tiquinho, abriu o placar. Aos 11 minutos, foi a vez de Luiz Henrique marcar, após bela jogada individual.

Luiz Henrique desencantou e marcou seu primeiro gol com a camisa do Botafogo | Vitor Silva/Botafogo
Com o resultado garantido, o Botafogo diminuiu o ritmo, mas ainda teve tempo de marcar o terceiro gol, com Eduardo novamente, aos 46 minutos. Porém, o Universitario descontou aos 48 minutos, com Olivares. Entretanto, o jogo terminou logo em seguida.
Ficha Técnica
Botafogo 3 x 1 Universitario
- Estádio: Nilton Santos
- Data-Hora: 24/4/2024 – 19h
- Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN) | Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Alberto Ponte (VEN) | VAR: Juan Soto (VEN)
- Renda e público: R$ 975.691,50 / 21.782 pagantes / 23.800 presentes
- Cartões amarelos: John e Hugo (BOT); Marco Saravia, Alex Valera, Pérez Guedes, Celi (UNI)
- Gols: Eduardo 1’/2ºT (1-0), Luiz Henrique 11’/2ºT (2-0), Eduardo 47’/2ºT (3-0) e Olivares 48’/2ºT (3-1)BOTAFOGO: John; Damián Suárez (Mateo Ponte 35’/2ºT), Lucas Halter, Bastos (Alexander Barboza – Intervalo) e Hugo; Luiz Henrique (Óscar Romero 24’/2ºT), Gregore, Marlon Freitas (Tchê Tchê 24’/2ºT) e Savarino; Júnior Santos e Tiquinho Soares (Eduardo 10’/1ºT) – Técnico: Artur Jorge.
UNIVERSITARIO: Britos; Corzo, Williams Riveros e Marco Saravia; Andy Polo (Acajima 42’/2ºT), Pérez Guedes (Celi 28’/2ºT), Murrugarra (Jairo Concha 21’/2ºT), Ureña e Portocarrero; Édison Flores (Olivares 28’/2ºT) e Alex Valera (Dorregaray 21’/2ºT) – Técnico: Fabián Bustos.