Motivo de transtorno para os moradores de Muriqui e Vila Progresso, as ruas sem pavimentação receberam uma comitiva de políticos, em abril deste ano. O FOLHA DO LESTE publicou, na última terça-feira (24), reportagem sobre a precariedade das vias.
Nas imagens, o vereador Leandro Portugal (PV) e o secretário de Obras e Infraestrutura, Vicente Temperini, falam sobre as intervenções planejadas para a região. Ainda aparece na gravação o titular da pasta do Meio Ambiente, Rafael Robertson.
Depois de muito diálogo, as intervenções estão chegando. Esta é uma região muito extensa e existem problemas estruturais crônicos”, afirmou Portugal.
Em seguida, Vicente Temperini garantiu que o governo municipal estava autorizado a instalar calhas, para direcionar a água das chuvas, impedindo a formação de lama.
Foi uma luta da Prefeitura, junto com as secretarias, para buscarmos uma autorização ambiental. Hoje, estamos autorizados a fazer uma capa de meia calha a fim de direcionar a água das chuvas”, afirmou o secretário.
Passados seis meses, os moradores reclama que nenhuma das promessas se concretizou. Gabriel Pereira é um dos moradores da localidade. Ao FOLHA DO LESTE, ele relatou as dificuldades para transitar pela Estradas do Muriqui Pequeno e do Muriqui Grande. Segundo o morador, essas vias estão em péssimo estado.
Estamos abandonados à sorte, com uma estrada que só se degrada com o passar do tempo. Um IPTU altíssimo, que não é voltado para nossa região. Muitas das vezes nós moradores que precisamos custear do próprio bolso material para ser colocado na estrada para minimizar os buracos e lamas e podermos trafegar”, disse.
Prefeitura não dá prazos
Procurada pelo FOLHA DO LESTE, a Secretaria de Obras e Infraestrutura informou que o bairro faz parte de uma área de preservação ambiental.
Foi preparado um anteprojeto para contratação de projeto de urbanização ecologicamente correto, pois será preciso aprovar no INEA antes de executar. O projeto foi incluído na pré-LOA, e só poderá haver andamento caso seja aprovada”, disse o órgão municipal.