GeralRio de Janeiro - Capital

Lagoa Rodrigo de Freitas será naturalizada

Na manhã desta terça-feira (20/6), a Subprefeitura da Zona Sul, em parceria com a Fundação Rio-Águas, deu início ao projeto de naturalização da Lagoa Rodrigo de Freitas. O objetivo é incorporar áreas que ficam constantemente alagadas em frente ao Parque do Cantagalo e ao Parque dos Patins, oficializando o novo traçado para a ciclovia e fazendo a readequação ambiental desses trechos.

A naturalização desses trechos foi iniciada na altura do Parque do Cantagalo com a presença do subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, do Presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos, além do biólogo Mario Moscatelli, responsáveis técnicos pelo projeto. Moscatelli explica que o solo nesses trechos é extremamente instável, dificultando o impedimento de alagamentos em épocas de cheia. O trabalho de naturalização tem previsão de finalização em 60 dias, com a intervenção acontecendo posteriormente na área próxima ao Parque dos Patins.

O processo de naturalização de áreas urbanas é uma técnica utilizada para recuperar espaços degradados e modificados pelo homem, devolvendo a eles as condições próximas às naturais. Com a busca pela sustentabilidade e pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU, a naturalização da Lagoa se torna um exemplo de solução sustentável, conciliando com os interesses de urbanização dos espaços. Segundo a subprefeitura da Zona Sul, o projeto vai ao encontro dos ODS 3 (saúde e bem-estar), 11 (cidades e comunidades sustentáveis), 14 (vida na água) e 15 (vida terrestre).

Em 100 anos, a Lagoa Rodrigo de Freitas teve sua área original reduzida em 50%, o que resultou na supressão completa de sua comunidade vegetal periférica (perilagunar). Com a redução da fauna nativa, o trabalho que vem sendo realizado na Lagoa desde 1989 é de grande importância para observar um aumento de biodiversidade no local.

O presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos, ressalta o trabalho realizado pelo órgão na região e acredita que a naturalização da Lagoa é uma solução baseada na natureza para resolver velhos problemas e melhorar a vida dos cariocas e visitantes. O projeto busca devolver para a Lagoa o que já foi dela, por meio de soluções sustentáveis que promovam qualidade de vida para todos.

 

CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI
CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM CLICANDO AQUI

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Geral