Leste FluminenseNiterói

Justiça Eleitoral suspende divulgação de pesquisa do Instituto Gerp em Niterói

Justiça Eleitoral suspende pesquisa Gerp em Niterói

A pedido do candidato Carlos Jordy (PL), Justiça Eleitoral suspende divulgação de resultado de pesquisa do Instituto Gerp, em Niterói | Reprodução/TSE

A pesquisa do Instituto Gerp liberada na segunda-feira (17), teve sua publicação suspensa pela Justiça Eleitoral. A decisão se deu nesta terça-feira (17) pela juíza Simone Ramalho Novaes, da 72ª Zona Eleitoral de Niterói, em ação movida pelo deputado federal Carlos Jordy (PL), candidato a prefeito de Niterói pela coligação “O Cidadão em Primeiro Lugar”.

O principal critério utilizado pela magistrada, na fundamentação de sua decisão, refere-se à urgência da decisão, pois poderia haver prejuízos ao pleito eleitoral vigente caso houvesse demora na apreciação do pedido da decisão em caráter liminar.

Apesar de encomendado pelo jornal “Tribuna da Imprensa Online”, o estudo aponta como fonte de custeio “recursos do fundo partidário”. Anteriormente, o Ministério Público Eleitoral (MPE), já havia se manifestado nos autos da ação, recomendando a suspensão da pesquisa.

“Os fatos relatados indicaram, em análise preliminar, a ausência de informações obrigatórias, como o responsável pelo custeio (somado ao fato de que o custeio teria sido feito com recursos do fundo partidário”, grifou a Juíza.

A magistrada também destacou problemas na coleta de dados por telefone, que, segundo ela, “apresenta possíveis falhas de controle”. Isso, em seu douto entendimento, poderia comprometer a correta aplicação das cotas amostrais.

O ato decisório também estabeleceu a descontinuação da divulgação da pesquisa. Sobretudo, para a realização de instrução probatória necessária sobre sua “estrita legalidade”.

Assim sendo, o instituto Gerp está impedido de divulgar os resultados deste levantamento até nova análise pela Justiça.

Além disso, a determinação judicial exige que todas as plataformas retirem o conteúdo da pesquisa imediatamente. De igual forma, qualquer material de divulgação contendo os dados está proibido de circular. A violação terá, como resultado, multa diária de R$ 5 mil para quem descumprir a ordem judicial. Também, aplicação de sanções legais por desobediência.

Logo que tomou conhecimento da decisão judicial, ainda nesta terça-feira (17), o FOLHA DO LESTE, despublicou o resultado do levantamento.

Segunda suspensão em dois dias

A juíza Simone Ramalho Novaes, já havia ordenado, na segunda-feira (16), a suspensão de outra pesquisa eleitoral em Niterói, a pedido do PDT – partido do candidato Rodrigo Neves, alegando irregularidades semelhantes. Tal estudo, realizado pelo Instituto Intelligence Pesquisa e Comunicação tinha como contratante o jornal O Fluminense.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

 

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

 

Você também pode gostar

1 Comentário

  1. Tá pensando que é malandro? kkkkkkk
    Jordy vem aí, aceita que dói menos

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *