
Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil
Ministro do STF vota pela abertura de processo contra mais 70 bolsonaristas envolvidos nos protestos de 8 de janeiro. Entre os réus estão figuras conhecidas, como Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, José Paulo Alfonso Barros, Fernando Honorato de Azevedo e José Acácio Serere Xavante.
As acusações incluem crimes como associação criminosa armada, tentativa de golpe de Estado e dano qualificado contra o patrimônio público. O julgamento ocorre no plenário virtual do tribunal, onde os ministros votam através de uma plataforma online.
A votação ficará aberta até sexta-feira. Essa é uma das últimas levas de denúncias em análise no STF, que já aceitou a maioria das acusações apresentadas pela PGR.
Os julgamentos acontecem em bloco, semanalmente, visando uma resposta rápida aos ataques ocorridos. Apenas os ministros André Mendonça e Kassio Nunes Marques votaram contra o recebimento das acusações até agora.
Com a abertura dos processos, os réus terão a oportunidade de apresentar suas defesas e provas. Uma eventual condenação poderá ser objeto de recurso dentro do próprio STF.