Alê, me Ajuda!ColunistasSaúde

Junho verde: Especialista fala sobre escoliose

Junho verde: Especialista fala sobre escoliose

Junho verde: Especialista fala sobre escoliose

A cor que pulsa nesse mês de junho é a da esperança! Primordialmente, porque estamos vivendo o Junho Verde, que acende os holofotes sobre a escoliose, uma condição que desvia a coluna vertebral e afeta cerca de 4% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“A escoliose é uma condição que apresenta um desvio da coluna vertebral com uma rápida evolução nos picos de estirão de crescimento entre os 8 e 14 anos. Em graus moderados a graves  pode apresentar assimetrias no tronco, desequilíbrio muscular, limitar realização de atividades diárias e esportivas, causar dor, baixa auto estima e qualidade da vida, diz a Dra. Raquel Cerceau, fisioterapeuta especialista em escoliose
Junho verde Especialista fala sobre escoliose Dra Raquel Cerceau

Dra Raquel Cerceau, fisioterapeuta especializada em escoliose | Acervo pessoal

Ainda de acordo com a especialista, a escoliose pode ser diagnosticada em crianças, adolescentes e adultos através do exame que é padrão ouro, o raio-x panorâmico. Igualmente, pela observação postural nas alterações encontradas. Por exemplo:
  • Um ombro mais alto que outro;
  • Uma cintura mais marcada;
  • Desvio da cabeça, tronco e quadril para um dos lados do corpo;
  • Diferença em um dos lados  das costas quando flexiona a coluna para frente , tipo “calombo.
Junho verde Especialista fala sobre escoliose Dra Raquel Cerceau

Junho verde: Especialista fala sobre escoliose | Reprodução

Raquel Cerceau ressalta que a campanha marca a importância do DIAGNÓSTICO PRECOCE. Sobretudo, para evitar a progressão da curva e possível cirurgia. Portanto, assim que identificar alguma alteração postural ou desvio na coluna, busque uma orientação médica ou de um fisioterapeuta especializado.
Atualmente, a ciência traz abordagens de tratamento conservador, com EXERCÍCIOS FISIOTERAPÊUTICOS ESPECÍFICOS PARA ESCOLIOSE  com ou sem uso do colete 3D baseados nos melhores métodos indicados pela SOSORT.
Então, não perca tempo!
A ESCOLIOSE NÃO TEM CURA, MAS TEM TRATAMENTO EM QUALQUER IDADE.
+ MAIS NOTÍCIAS SOBRE SAÚDE? CLIQUE AQUI

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *