
Judô: Rafaela Silva perde o bronze para japonesa em Paris 2024 | Alexandre Loureiro/COB
A judoca brasileira Rafaela Silva, campeã olímpica no Rio de Janeiro, viu seu sonho de conquistar mais uma medalha nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ser adiado. Nesta segunda-feira (29), a brasileira foi derrotada pela japonesa Haruka Funakubo na disputa pelo bronze da categoria até 57kg.
+ LEIA TAMBÉM: ►Vela Skiff: Marco Grael e Gabriel Simões em 20º na classificação
Em um combate acirrado na Arena Campo de Marte Tatame 1, a brasileira e a japonesa protagonizaram um duelo de alto nível. No entanto, após um golden score equilibrado, Rafaela Silva acumulou duas punições e foi desclassificada, encerrando a luta.
A campeã olímpica havia iniciado sua jornada em Paris com duas vitórias contundentes. Na estreia, superou Maysa Pardayeva, do Turcomenistão, com um ippon. Em seguida, aplicou dois waza-ari na georgiana Eteri Liparteliani, demonstrando estar em boa forma.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI
No entanto, a semifinal contra a sul-coreana Huh Mi-mi, também decidida no golden score, foi um ponto de virada. A derrota para a coreana, seguida da derrota para a japonesa, deixou a brasileira distante do pódio.
Sendo assim, vale lembrar que Rafaela Silva esteve fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 após ter testado positivo para um antidoping. Assim, sua volta aos tatames em Paris era aguardada com grande expectativa, e a judoca demonstrou garra e determinação em todas as suas lutas.
Por fim, com a eliminação de Rafaela Silva, o Brasil encerra sua participação no judô na primeira rodada da categoria até 57kg sem medalhas. Além disso, mais cedo, Daniel Cargnin também havia sido eliminado na primeira luta, após ser derrotado pelo kosovar Akil Gjakova.