Leste FluminenseNiterói

Jardim sensorial do Parque das Águas é revitalizado

Jardim sensorial do Parque das Águas é revitalizado

Foto: Lucas Benevides – Ascom

O famoso Parque Municipal Eduardo Travassos, conhecido como Parque das Águas, localizado próximo à Prefeitura e ao centro comercial de Niterói, está passando por uma transformação. O Jardim Sensorial do parque está sendo revitalizado e ganhando novas plantas com texturas e aromas que proporcionarão experiências diferenciadas e inclusivas aos visitantes.

A proposta é promover uma integração completa com a natureza, além de estimular os sentidos do olfato, tato, visão e paladar. Com espaços verdes espalhados por uma área de 32 mil metros quadrados, o Parque das Águas é um convite perfeito para relaxar nos finais de semana, em dias de semana e até mesmo durante o horário de almoço para um breve descanso em um ambiente cercado de verde.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

Com a inauguração de um auditório e parquinho nas próximas semanas, o local estará à disposição do público. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson, os equipamentos do Parque das Águas têm como objetivo principal promover a sustentabilidade do entorno, estimular o desenvolvimento integrado da região por meio da educação ambiental, contribuir com a amenização climática, auxiliar pesquisas científicas sobre o patrimônio natural e material, além de favorecer o uso recreativo e cultural do parque pela sociedade.

Cada canteiro do Jardim Sensorial terá uma explicação sobre como apreciar e sentir as plantas de acordo com os sentidos. No Jardim do Tato, por exemplo, estarão presentes plantas como hortelã, boldo, salvia, peixinho e costela de adão. Já no Jardim do Olfato, a escolha foi para coentro, manjericão, menta, lavanda e outras espécies. Para o Jardim do Paladar, estão previstos jambu, erva doce e alecrim. No Jardim da Visão, serão encontrados amor perfeito, petúnia e cana índica.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

Bianca Oliver Sarmento, engenheira florestal responsável pelo projeto de instalação de um sistema automático de irrigação, destaca que também estão sendo plantadas espécies comestíveis, medicinais e algumas não convencionais com o objetivo de aguçar os sentidos, além das ornamentais. Além disso, está sendo desenvolvido um canteiro de audição com um filtro de decantação e um aquário com peixes.

Além de proporcionar momentos de relaxamento e lazer, o Parque das Águas também é ideal para a realização de piqueniques, aniversários e passeios com animais de estimação. O espaço conta com uma área infantil, academia ao ar livre e equipamentos voltados para a terceira idade. Para garantir a acessibilidade de cadeirantes e portadores de necessidades especiais, o local possui um elevador de acesso.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

O Parque das Águas abriga um importante patrimônio histórico de Niterói: um sistema de abastecimento de água construído no século XIX que ainda está em funcionamento para alguns bairros da cidade. O reservatório do local é o maior do município, com capacidade para 9 milhões de litros.

O terreno onde o parque está localizado pertencia à antiga aldeia dos índios de São Lourenço. O reservatório do Parque das Águas, composto por duas câmaras quadradas e semi-enterradas separadas por grossas paredes, possui uma cobertura em abobadilha de berço recoberta com uma camada de terra. Com altura de um metro e meio pelo lado exterior e seis metros de profundidade internamente, o reservatório foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural (INEPAC) em 1998, juntamente com outros reservatórios históricos no estado do Rio de Janeiro.

Serviço:

O acesso ao Parque das Águas pode ser feito pela Rua Professor Valdemir Alves Machado, s/nº, no Centro de Niterói, atrás do Centro Empresarial Tower 2000.

O local funciona de terça-feira a domingo, das 7h às 18h, inclusive nos feriados. A entrada é gratuita.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *