O Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil está acompanhando de perto a situação das comunidades brasileiras em Israel e na Palestina. Até o momento, não há registros de brasileiros sendo vítimas ou diretamente afetados pelos recentes ataques. O movimento palestino Hamas lançou um ataque a Israel, resultando na morte de aproximadamente 100 pessoas e mais de 500 feridos. Em resposta, Israel retaliou a Palestina, ocasionando cerca de 200 mortes.
A monitorização está sendo conduzida pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv, Israel, e pelo Escritório de Representação em Ramalá, Palestina. Estima-se que 14 mil brasileiros residam em Israel, juntamente com 6 mil brasileiros na Palestina, sendo a grande maioria fora das áreas afetadas pelos ataques.
“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”
O Escritório de Representação em Ramalá está em contato com os representantes de aproximadamente trinta brasileiros que vivem na Faixa de Gaza. Já a Embaixada em Tel Aviv está monitorando a situação de cerca de sessenta brasileiros em Ascalão e outras regiões conflituosas. Até o momento, não há registros de brasileiros sendo vítimas ou diretamente afetados pelos ataques.
O Itamaraty afirmou em comunicado divulgado às 13h35 que os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510) permanecem em funcionamento, com suporte via Whatsapp, para ajudar os cidadãos brasileiros que se encontram em situações de emergência.