Leste FluminenseNiterói

Isabel Swan vai de medalhista olímpica a vice-prefeita

Isabel Swan vai de medalhista olímpica a vice-prefeita

Isabel Swan vai de medalhista olímpica a vice-prefeita | Reprodução Instagram

A evolução política das mulheres em Niterói reflete um processo gradual de conquista de direitos e visibilidade, marcado por avanços importantes nas últimas décadas. Desde a fundação da cidade em 1573, a participação feminina na política foi restrita, com as mulheres limitadas a papéis secundários na sociedade. No entanto, ao longo dos 451 anos de história, a luta por igualdade de gênero e o acesso delas aos espaços políticos foram crescendo. Niterói ganhou um novo nome para entrar na história.

Isabel Swan (PV). A medalhista olímpica de vela que se tornou o rosto dessa transformação. A cidade de Niterói elegeu, este ano, a primeira mulher para o cargo de vice-prefeita. Ao lado de Rodrigo Neves (PDT), eleito para a prefeitura, Isabel obteve uma expressiva vitória no segundo turno, conquistando 156.070 votos, o equivalente a 57,20% dos votos válidos. Com esse marco, a cidade fluminense se abre para um novo ciclo político, onde a presença feminina ganha mais espaço e visibilidade.

“Niterói, completando 451 anos de idade e, pela primeira vez na história, uma mulher vice-prefeita. Para mim é uma honra poder servir a minha cidade, cidade onde eu cresci, estudei, que tenho toda a minha família, e poder ajudar a cidade a se desenvolver, a criar projetos que fiquem e que impactem as vidas dos moradores, dos niteroienses. Que a gente possa se inspirar nesse dia 22 de novembro para fazer de Niterói uma referência de cidade para o Brasil”, disse Swan ao Folha do Leste.

Com 41 anos, a velejadora conquistou, junto a Fernanda Oliveira, a primeira medalha olímpica feminina da vela brasileira, em Pequim 2008, um bronze na classe 470. Mesmo com a carreira esportiva marcada por conquistas e participações em Jogos Olímpicos, como em Paris 2024, Isabel decidiu dar um passo ousado ao se envolver diretamente na política.

“A gente tem toda a condição para trabalhar muito, com educação, com saúde, com inovação, com esporte, com tudo o que a gente precisa para ter um dia a dia com bem-estar, qualidade de vida, que é isso que a gente procura. Então, que eu possa servir Niterói como primeira mulher vice-prefeita da melhor forma possível, cuidando com detalhe, com afinco e com muito cuidado da cidade”.

Com formação em Comunicação Social e Gestão de Projetos, Isabel é vista como uma força positiva na nova administração. A vice-prefeita eleita é esperada para impulsionar políticas voltadas à promoção do esporte e à inclusão social, áreas que sempre foram seu foco de atuação.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *