
Inundações no RS: Número de mortos sobe para 151 | Reprodução/Marcelocaumors/Instagram
O Rio Grande do Sul vive um momento de profunda dor e luto. As inundações causadas pelas fortes chuvas já deixaram 151 mortos, 806 feridos e 104 desaparecidos. Mais de 538 mil pessoas estão desalojadas e 77 mil em abrigos públicos, buscando refúgio e itens básicos como colchões, cobertores e roupas.
+ LEIA TAMBÉM: ►Cemitério de Muçum em ruínas após enchentes no RS
Ao todo, 460 cidades foram afetadas e mais de 2,2 milhões de gaúchos sofrem com os impactos da tragédia. O governador Eduardo Leite (PSDB) alerta que esses números podem aumentar ainda mais nos próximos dias, à medida que as equipes de resgate acessam áreas isoladas.
Dessa forma, em meio ao caos, a força-tarefa de salvamento e resgate trabalha incansavelmente. Mais de 27.600 pessoas, 4.400 viaturas, 45 aeronaves e 340 embarcações estão em campo para auxiliar a população. Já foram resgatadas mais de 76.600 vítimas e 11.900 animais.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
A infraestrutura do estado também foi severamente afetada. Mais de 90 trechos de rodovias estão bloqueados, entre estradas e pontes, impactando o transporte e a logística. Contudo, mais de 270 mil estudantes da rede estadual de ensino tiveram suas aulas suspensas.
Diante da magnitude da tragédia, o governo do estado declarou calamidade pública. Assim, o governador Leite pede um “Plano Marshall” de reconstrução, com medidas excepcionais e recursos extras para auxiliar as vítimas e reconstruir as áreas devastadas.
+ LEIA TAMBÉM: ►Polícia bate de frente com bandidos em Vigário Geral, no Rio
Contudo, o presidente Lula (PT) também se uniu aos esforços de ajuda. Assim, ele visitou o Rio Grande do Sul e anunciou medidas como a criação de uma Sala de Situação Integrada para coordenar as operações de resgate, a liberação de recursos para reconstrução de estradas e a redução da burocracia para as obras.
+ LEIA TAMBÉM: ►Harmonia entre os poderes: a mensagem de Lula
Enfim, a Força Nacional também está presente no estado, com 100 integrantes, incluindo 60 bombeiros, para auxiliar nas ações de salvamento e resgate. Assim, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também mobilizou 75 agentes e 7 especialistas em resgate para auxiliar na força-tarefa.

Portal de Notícias Folha do Leste faz campanha pelo Rio Grande do Sul