EducaçãoRio de Janeiro - Capital

Instituto Brasil Solidário leva jogos educativos ao Rio2C

Instituto Brasil Solidário leva jogos educativos ao Rio2C

Instituto Brasil Solidário leva jogos educativos ao Rio2C | Divulgação/IBS

O Instituto Brasil Solidário (IBS) marca presença no Rio2C – Rio Creative Conference 2024, o maior encontro de criatividade da América Latina, que acontece de 4 a 9 de junho na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A organização apresenta seu mais recente lançamento: o PIC$ BIO, um jogo de cartas educativo que alia aprendizado e diversão, com foco na educação ambiental e no planejamento consciente.

Com o tema “A Era da Consciência”, o Rio2C 2024 reúne profissionais de diversas áreas para debater temas variados. Por exemplo, audiovisual, música, tecnologia, ciência, games, eSports, esporte, sustentabilidade, educação, trabalho, marketing, mídia, arquitetura, moda, design e artes.

Assim sendo, o evento oferece uma programação rica em palestras, painéis, entrevistas, workshops, pitching sessions e oportunidades de networking.

Aprendendo com jogos

Instituto Brasil Solidário leva jogos educativos ao Rio2C | Divulgação/IBS

Instituto Brasil Solidário leva jogos educativos ao Rio2C | Divulgação/IBS

O PIC$ BIO, propõe uma maneira inovadora e engajadora de ensinar sobre a importância da preservação ambiental e do consumo responsável.

Através de cartas divididas em categorias como “preservação do solo”, “preservação da água”, “fauna e flora” e “qualidade do ar”, os jogadores aprendem a tomar decisões conscientes para reduzir sua pegada ambiental e contribuir para um futuro mais sustentável.

Instituto Brasil Solidário leva jogos educativos ao Rio2C | Divulgação/IBS

Instituto Brasil Solidário leva jogos educativos ao Rio2C | Divulgação/IBS

 

Além do PIC$ BIO, o IBS também apresenta o PIC$, jogo que trabalha a gestão de gastos e o planejamento financeiro de forma divertida e estratégica. Logo, as cartas são divididas em categorias como “conquistas e supérfluos”, “bem-estar e estilo”, “gastos essenciais” e “gastos de emergência”. Em contrapartida, a dinâmica do jogo estimula o equilíbrio das suas contas e o alcance de seus objetivos financeiros.

Instituto Brasil Solidário leva jogos educativos ao Rio2C | Divulgação/IBS

Instituto Brasil Solidário leva jogos educativos ao Rio2C | Divulgação/IBS

Experiência imersiva no Rio2C

O IBS realizará duas sessões interativas no palco BIODOM, nos dias 8 e 9 de junho, às 16h e 11h, respectivamente. As sessões terão duração de duas horas. Em resumo, incluirão apresentações, explicações detalhadas dos jogos e rodadas abertas para que o público possa experimentar as dinâmicas na prática.

Mais do que jogos

O trabalho do IBS vai além dos jogos educativos. A organização oferece projetos inovadores de empreendedorismo, alfabetização financeira e fiscal, conscientização ambiental e sustentabilidade em escolas públicas de todo o Brasil. Nesse sentido, educadores recebem formação gratuita e doação de materiais pedagógicos. Desse forma, o IBS crê que contribui na formação integral de crianças e jovens para os desafios do século XXI.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Conforme o Instituto Brasil Solidário (IBS) informa, sua proposta está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

+ LEIA TAMBÉM: ► Conservatório de Música de Niterói celebra 110 anos de história

Abrangência e impacto

Atualmente, segundo o IBS, seus projetos atendem escolas públicas em todos os 26 estados brasileiros. Desse modo, abrange cerca de 22 mil alunos da rede pública de ensino no estado do Rio de Janeiro. Ao todo, se tratam de 11 cidades. Dentre elas, destacam-se Niterói, com a Escola Estadual Henrique Lage, no Barreto; e Rio de Janeiro, com o CIEP 382 Aspirante Francisco Mega, em Magalhães Bastos.

+ LEIA TAMBÉM:  ► Colunista do FOLHA DO LESTE  e presidente de ONG em Maricá recebe apoio da Americanas e faz toneladas em doações ao RS

Já as outras cidades, entretanto, ficam fora do eixo da capital e do Leste Fluminense.  Cambuci, Italva, Santo Antônio de Pádua, e São José de Ubá, no Noroeste Fluminense; Cordeiro, Macuco e São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana; Três Rios, no Centro-Sul; e São Francisco de Itabapoana,  no Norte Fluminense.

+ LEIA TAMBÉM: ► Festival junino São João, em Niterói: ingressos grátis liberados

Ainda de acordo com o IBS, a iniciativa também já alcançou escolas em países da América Latina, como Chile, Colômbia, México, Uruguai, Argentina e El Salvador.

Como participar

Cidades interessadas em aderir gratuitamente ao projeto do IBS podem entrar em contato pelos seguintes canais:

Jogos disponíveis para compra

Os jogos PIC$ BIO e PIC$ já estão disponíveis para compra no site: www.jogopics.com.br

Sobre o IBS

Fundado em 2001, o Instituto Brasil Solidário é uma organização social sem fins lucrativos – OSCIP – voltada à valorização do ser humano, com projetos de cunho educacional, acima de tudo, de fomento às habilidades cognitivas e desenvolvimento socioemocional. Igualmente, desenvolve projetos em escolas públicas nas mais diversas áreas integradas na educação complementar: Incentivo à leitura, Arte e Cultura, Educação Ambiental, Educação Financeira, Saúde, Educomunicação, Cidadania e Empreendedorismo.

Com 24 anos de atuação, o IBS consolida-se como uma organização de impacto social de referência no Brasil e na América Latina com o projeto Vamos Jogar e Aprender, com premiações nacionais e internacionais.

Alguns números do IBS
  • 1.4 MI de alunos impactados
  • 26 Estados, 423 municípios
  • 89.834 docentes
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Educação