EsportesVicente Dattoli

Instabilidade gera concorrência para Copa de 2027

Instabilidade gera concorrência para Copa de 2027

Foto: Divulgação – Maracanã

O Brasil até tentou, mas a instabilidade política na CBF certamente atrapalhou. No lugar de candidatura única, como aconteceu na definição das sedes das Copas do Mundo masculinas de 2030 (um mix reunindo jogos no Uruguai, Argentina e Paraguai e o restante da fase final em Portugal, Espanha e Marrocos) e 2034 (Arábia Saudita), teremos rivais na tentativa de organizar o Mundial feminino de 2027.

A Fifa anunciou que três candidaturas estão no páreo: Brasil, Alemanha/Bélgica/Países Baixos e Estados Unidos/México, representando desejos da Conmebol, UEFA e Concacaf. A votação, aberta, para definir quem receberá a Copa do Mundo feminina de 2027 será dia 17 de maio de 2024, no Congresso da Fifa em Bangkok, na Tailândia – até lá, espera-se que a situação política na CBF esteja definida.

Não há, neste momento, uma candidatura favorita, mas não se pode negar, também, que a situação interna do futebol brasileiro prejudica os desejos de o Brasil receber, pela primeira vez, a Copa do Mundo feminina. Principalmente quando entre as concorrentes estão forças políticas internacionais como Estados Unidos (que receberão o Mundial masculino em 26) e a Alemanha – sem falar que a Europa foi a responsável pelo boom do futebol entre as mulheres.

“Leia mais notícias de Vicente Dattoli aqui”

Estranhável, na candidatura da Concacaf, a ausência do Canadá. Esperava-se que se repetisse o trio que organizará a Copa masculina de 2026, o que não aconteceu. E as mulheres são uma grande força no futebol no Canadá. Talvez este desencontro possa prejudicar a candidatura – o que daria ainda mais força ao trio europeu, ainda mais se levarmos em conta que Bélgica e Países Baixos jamais receberam uma grande competição da Fifa.

Todos os países envolvidos serão visitados por uma comissão da Fifa a partir de fevereiro de 2024 e as opiniões sobre suas condições divulgadas antes do Congresso da entidade. Serão avaliados infraestrutura, serviços, questões comerciais, sustentabilidade e direitos humanos – além dos chamados aspectos esportivos, obviamente. Cada um dos itens receberá uma pontuação para que se possa realizar uma comparação objetiva das candidaturas.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Esportes