
Foto: MEC – Divulgação
As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 estão abertas e seguem até o dia 10 de maio. Os interessados em participar do exame, que será realizado no dia 25 de agosto em todo o país, podem se inscrever no site do Inep.
No período de inscrição, os candidatos também podem solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social. O atendimento especializado é destinado a pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, idosos e pessoas com outras condições específicas.
► Leia mais notícias sobre Brasil aqui
Participantes que faltaram às provas do Encceja 2023 devem ter justificado sua ausência no exame anterior caso queiram se inscrever gratuitamente na edição deste ano. Contudo, quem não justificar sua ausência ou tiver a solicitação de justificativa reprovada deverá pagar uma taxa de R$ 40 para se inscrever.
Dessa forma, o edital do Encceja 2024, que contém todas as informações sobre o exame, foi publicado em março pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Sendo assim, para se inscrever no Encceja 2024, os candidatos devem acessar o site do Inep e seguir as instruções. É necessário ter em mãos um documento de identidade válido e CPF.
Sobre o Encceja
Enfim, o Encceja foi criado em 2002 para avaliar as competências, habilidades e conhecimentos de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. Assim, o exame é gratuito e pode ser feito por qualquer pessoa, independentemente da idade ou escolaridade.