
Início da avaliação nutricional na rede municipal de ensino de São Gonçalo | Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo
A avaliação nutricional dos alunos da rede municipal já começou. Nesta segunda-feira (17), a Subsecretaria de Alimentação Escolar, da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo, esteve na Escola Municipal Professora Marlucy Salles de Almeida, na Trindade, para realizar o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) dos 422 alunos, além de fazer o teste de aceitabilidade da merenda escolar.
Além do trabalho com os alunos, que conseguem dizer o quanto estão satisfeitos com a alimentação, também é feita a Resto-ingestão (RI), uma métrica utilizada para entender quanto de alimento é servido, ingerido e quanto restou nos pratos.
+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI
A ação atende à exigência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que visa avaliar a qualidade da merenda escolar.
“Com todas essas métricas, a gente consegue ter um panorama geral da situação dos alunos da rede. Isso é muito importante para planejar os cardápios e fazer um trabalho de educação nutricional dentro das questões apresentadas pelas turmas, sempre pensando em ações estratégicas. A resto-ingestão também vem para complementar esse trabalho, para entender se o aluno está realmente aceitando e para sabermos exatamente o quanto foi servido e ingerido”, afirmou a nutricionista Jaqueline Lessa.

Início da avaliação nutricional na rede municipal de ensino de São Gonçalo | Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo
Em quatro anos, a alimentação escolar foi totalmente transformada. Com a implementação do Cardápio Único, elaborado por nutricionistas, a merenda escolar oferece todos os macro e micronutrientes necessários para o pleno desenvolvimento do aluno, com uma dieta rica em proteínas, carboidratos, legumes, verduras e frutas.