Rio de Janeiro - Capital

Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores é reaberta após três anos de obras

Após três anos de obras, a Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores reabrirá as suas portas, em missa solene com a celebração do Cardeal Arcebispo Dom Orani Tempesta. Fundada em 1750, a igreja é um importante patrimônio histórico do Rio de Janeiro e estava fechada desde a queda de parte da sua fachada, que levou à interdição do local pela Defesa Civil.

O processo de reforma incluiu a recuperação da fachada, a reconstrução das instalações elétricas e hidráulicas e o restauro de parte do mobiliário interno. O empresário Claudio André Castro, nomeado pela Arquidiocese do Rio como comissário administrativo da Irmandade dos Mercadores, foi o responsável pela execução das obras.

A igreja, que apresenta estilo rococó e barroco, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Projetada em 1747, a sua construção foi finalizada em 1766 pela irmandade que reunia comerciantes ricos da cidade.

Em 1869 e 1873, a igreja passou por alterações consideráveis em sua estrutura, ganhando aparência neoclássica com o frontão triangular e a torre sineira, além da abertura de nichos para receber estátuas. Durante a segunda Revolta da Armada, em 1893, uma bala de canhão atingiu a torre sineira, resultando na queda de uma parte da estrutura e da imagem de Nossa Senhora da Fé.

Em 1997, a igreja passou por uma nova reforma, com investimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), incluindo a modernização das instalações prediais, a cobertura e a abóbada da capela-mor, além do restauro das talhas de madeira policromada, das pinturas artísticas em tela, dos ornamentos e das policromias originais.

A reabertura da Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores é um importante marco para a cultura e a história da cidade do Rio de Janeiro, que valoriza e preserva o seu patrimônio histórico e artístico.

 

CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI
CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM CLICANDO AQUI

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *