AmbienteBrasil

Ibama: Acompanhe áreas em recuperação ambiental

Ibama: Acompanhe áreas em recuperação ambiental

Foto: Valter Campanato – Agência Brasil

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) lança a Plataforma de Acompanhamento da Recuperação Ambiental (Recooperar). A ferramenta reúne dados de áreas degradadas ou alteradas, visando impulsionar projetos de recuperação ambiental e fortalecer a fiscalização.

A Recooperar vai além das ações do Ibama, integrando processos administrativos de âmbito municipal e estadual. A plataforma reúne:

  • Informações sobre áreas embargadas;
  • Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRADs);
  • Projetos de plantio compensatório e reposição florestal;
  • Dados geográficos como bioma e informações hidrográficas;
  • Definições como destinação da área, pertencimento a unidades de conservação, territórios quilombolas, terras indígenas ou posse do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
► Leia mais notícias sobre Brasil aqui

Dados de outras plataformas do Ibama, como o Cadastro Simplificado de Vetores do Ibama (CASV), serão migrados para a Recooperar. O Ibama também disponibilizará instruções para acesso à plataforma, cadastro de perfil e consulta às funcionalidades.

A Recooperar moderniza a fiscalização ambiental, oferecendo uma visão abrangente da situação das áreas degradadas no Brasil. A iniciativa contribui para a implementação da Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa e para o cumprimento de metas internacionais.

A plataforma está alinhada aos acordos internacionais assumidos pelo Brasil, como o Desafio de Bonn e a Iniciativa 20×20. Ambos visam a restauração de 12 milhões de hectares de áreas degradadas até 2030.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Ambiente