Leste FluminenseNiterói

Homem detido por assédio no campus da UFF

Homem detido por assédio no campus da UFF

Homem detido por assédio no campus da UFF | Divulgação

Um homem, suspeito de assediar alunas, foi detido nesta quinta-feira (10) no campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, Região Metropolitana. Segundo relatos, o homem cometia assédios frequentes no bandejão e na biblioteca, gerando desconforto entre as estudantes.

+ LEIA TAMBÉM: Niterói avança na regularização com entrega de títulos

De acordo com testemunhas, o suspeito abordava as alunas de forma inapropriada. Em um dos casos, ele teria convidado uma estudante para ir à hidromassagem, aumentando as preocupações entre a comunidade acadêmica.

Os episódios de assédio começaram a se tornar mais frequentes, gerando mobilização dos alunos. Na última quinta-feira, o homem foi confrontado por diversos estudantes no campus.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Cercado por um grupo de alunos, o suspeito foi questionado sobre seus comportamentos inadequados. Durante a confusão, um estudante desferiu um soco no rosto do homem.

Toda a situação aconteceu na presença de seguranças da universidade, que não conseguiram evitar a agressão. Policiais do 12º BPM (Niterói) foram acionados para conter a situação.

Os policiais chegaram ao local e detiveram o homem, que foi levado no porta-malas da viatura até uma delegacia da cidade. Além disso, três estudantes acompanharam o suspeito até a delegacia para formalizar queixas contra ele. O caso continua sob investigação, e não houve mais incidentes após a detenção.

Nota da reitoria da uff

Em nota,  a Universidade Federal Fluminense (UFF) reafirmou que é contra qualquer forma de assédio, importunação sexual e violência de gênero. A instituição enfatiza seu compromisso com a apuração rigorosa de todos os casos relacionados a essas situações.

Como resposta interna, a UFF afastou o estudante cautelarmente por 60 dias e implementou medidas para assegurar a continuidade de seus estudos durante esse período. Além disso, foi iniciada uma sindicância para investigar os fatos e determinar as ações administrativas e acadêmicas apropriadas. Tais medidas visam prevenir novos episódios de importunação e violência.

A Reitoria também ressaltou que a justiça deve ser feita dentro dos procedimentos legais, enfatizando que investigações e punições devem ser conduzidas pelas instituições competentes. A UFF reconhece a necessidade de aprimorar seus mecanismos institucionais para evitar constrangimentos e formas de violência, e está comprometida em desenvolver alternativas colaborativas com a Ouvidoria, Corregedoria e a Comissão Permanente de Equidade de Gênero.

Além disso, a universidade está finalizando um estudo para criar uma seção especializada na Ouvidoria focada em casos de violência de gênero e implantando um serviço de videomonitoramento em todos os campi, com o objetivo de melhorar a segurança e a qualidade de vida na instituição. A UFF se compromete a oferecer apoio às vítimas de assédio e importunação sexual, e reforça a importância de denunciar qualquer situação por meio dos canais competentes.

 

http://instagram.com/folhadoleste

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

1 Comment

  1. […] + LEIA TAMBÉM: ► Homem detido por assédio no campus da UFF […]

Comments are closed.