
Foto: Reprodução – Redes Sociais
Na quarta-feira (25), o grupo libanês Hezbollah anunciou que seu líder, Hassan Nasrallah, reuniu-se com o número dois do gabinete político do Hamas, Saleh al Aruri, e com o líder da Jihad Islâmica, Ziad Nakhaleh, para discutir formas de apoiar as organizações palestinas durante o conflito com Israel.
O comunicado emitido pelo Hezbollah não forneceu detalhes sobre o local e o momento exatos da reunião, apenas mencionando que ocorreu no Líbano.
The unexpected meeting of Palestine’s Islamic Jihad Sec-Gen Ziad Al-Nakhalah, and Saleh al-Arouri, the Vice-Chairman of the Political Bureau of Hamas Movement, with Seyyed Hassan Nasrallah, the Lebanese Hezbollah Sec-Gen to follow up developments on a daily and permanent basis. pic.twitter.com/K1C4Ksiwv5
— IRNA News Agency (@IrnaEnglish) October 25, 2023
O encontro acontece em meio a um clima de tensão no sul do Líbano desde o início da guerra entre Hamas e Israel, em 7 de outubro. Desde então, têm ocorrido confrontos diários entre as forças do Hezbollah e seus aliados e as forças israelenses na fronteira sul do Líbano.
“Leia mais notícias Internacionais aqui”
Os três líderes discutiram “os recentes acontecimentos na Faixa de Gaza desde o início da Operação Dilúvio de Al-Aqsa”, como o Hamas denominou o ataque ocorrido em solo israelense em 7 de outubro. De acordo com Israel, o ataque resultou na morte de 1.400 pessoas e no sequestro de cerca de 220 pessoas.
Além disso, debateram sobre as ações que o “eixo de resistência”, formado por Hezbollah, Hamas e Jihad Islâmica, deveria realizar nessa fase crítica para alcançar a vitória em Gaza e na Palestina, e também para deter a agressão de Israel.
Esses três grupos fazem parte do “eixo de resistência”, que é pró-Irã e hostil ao Estado de Israel, e coordenam suas ações com outras facções palestinas, sírias e iraquianas. Durante a reunião, também foi discutido o conflito em curso nas fronteiras libanesas.