Saquarema, cidade litorânea pacata e sossegada, mas não tão silenciosa. O que se ouvia era o miado estridente e contínuo de um gato que parecia estar consumindo muita energia elétrica sem pagar por ela. A polícia foi chamada e, ao chegar a cena, o felino levou um choque que o deixou todo arrepiado. Pior ainda foi ter que deixar a sua vida de luxo para trás e encarar um lugar onde não poderá pular muros.
A gataria era grande! Mas o projeto “Energia Legal”, realizado pela Enel Distribuição Rio, descobriu, ao todo, 418 irregularidades na medição de energia em Saquarema. Até Dona Chica ficou admirada com o berro que o A operação terminou com duas prisões em flagrante e duas ocorrências policiais relacionadas ao consumo irregular de energia, como ligações diretas na rede da distribuidora e fraude no medidor.
Ficam algumas indagações, será que o gato era o único causador de problemas elétricos em Saquarema? Ou será que tem mais gatos malandros por lá? De qualquer forma, fica o recado: furto de energia é crime e pode acabar num espantoso choque: o da prisão em flagrante.. Melhor manter a ligação elétrica dentro da regularidade para não ser levado pela carrocinha para o xadrez.
O “Energia Legal” está na 46ª edição, desde 2019. E já identificou, nas 26 cidades por onde passou, em torno de 20,3 mil furtos de energia, sendo 92% dos casos em residências, e 8% em comércios.