CotidianoEstado do Rio de Janeiro

G20 provoca alterações no trânsito do Rio; confira

Créditos: Agência Brasil

Com a realização da Reunião de Chanceleres do G20 na Marina da Glória, nos dias 21 e 22 de fevereiro, a cidade do Rio de Janeiro se mobiliza para garantir a segurança e a fluidez do trânsito durante o evento. A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou uma série de alterações nas vias da Zona Sul, incluindo interdições e proibição de estacionamento, afetando especialmente os bairros de Botafogo e Copacabana.

Uma das recomendações mais importantes é evitar o tráfego pelo Túnel Santa Bárbara a partir das 16h desta quarta-feira, 21 de fevereiro. Essa medida visa minimizar congestionamentos e facilitar o deslocamento das autoridades que participam do evento, assim como da população em geral. Como alternativa, os motoristas são aconselhados a utilizar o Túnel Rebouças para seus deslocamentos, com a operação de trânsito reforçada para garantir maior fluidez no eixo Centro/Zona Sul.

Além disso, durante a tarde e a noite de quarta-feira, algumas vias em Botafogo serão interditadas, afetando o tráfego local. Das 18h às 23h, as seguintes ruas estarão fechadas para o trânsito:

– Rua Real Grandeza, entre a Rua São Clemente e a Rua Voluntários da Pátria;
– Rua das Palmeiras, entre a Rua São Clemente e a Rua Voluntários da Pátria;
– Rua da Matriz, entre a Rua Voluntários da Pátria e a Rua São Clemente.

Já em Copacabana, haverá interdição de duas faixas de rolamento da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, no trecho entre as ruas Joaquim Nabuco e Francisco Otaviano, em dois momentos:

– Quarta-feira, das 11h às 13h;
– Quinta-feira, das 6h às 9h.

Para evitar transtornos, a população deve ficar atenta à proibição de estacionamento em diversas vias da Zona Sul. O esquema especial, iniciado às 18h de terça-feira e válido até as 23h desta quarta-feira, inclui trechos importantes como a Praia de Botafogo, a Rua São Clemente, a Rua Voluntários da Pátria, entre outros.

Todo o trânsito está sendo monitorado pelo Centro de Operações Rio (COR) da prefeitura, que conta com um videowall, o maior da América Latina, para acompanhar as rotas de chegada e saída das autoridades, bloqueios de trânsito e possíveis impactos na mobilidade urbana. A Guarda Municipal também está atuando com um esquema especial, com 66 agentes, desde as 7h de terça-feira, para fiscalização, bloqueio de trânsito e apoio às forças policiais.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Cotidiano