O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), com apoio da Corregedoria da Polícia Civil, realizou nesta terça-feira (26) uma operação contra fraudes em contratos públicos. Em Niterói, os agentes cumpriram mandado de busca no bairro de Icaraí, investigando possíveis irregularidades ligadas à Fundação Estadual de Saúde.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Mandados cumpridos em Niterói e outras cidades
A operação, coordenada pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpriu 12 mandados de busca e apreensão. Além de Niterói, as ações ocorreram em bairros como Tijuca, Lagoa, Barra da Tijuca, e no município de Silva Jardim.
Em Icaraí, o cumprimento do mandado faz parte da apuração de um esquema que envolve servidores públicos, empresários e empresas contratadas pela Fundação Estadual de Saúde.
Delegados investigados estão entre os alvos
Dois delegados da Polícia Civil, Allan Turnowski e Eduardo Clementino de Souza, estão entre os investigados. Turnowski, ex-chefe da Polícia Civil, foi preso em 2022 sob acusação de envolvimento com organização criminosa e jogo do bicho, mas responde ao processo em liberdade.
De acordo com as investigações, há indícios de que servidores e outros suspeitos se beneficiaram de forma indireta de recursos obtidos no esquema. Os promotores apontam transferências financeiras realizadas entre empresas e parentes de um dos delegados investigados.
+ LEIA TAMBÉM: ► Modelo se dá mal em ação contra cartão de crédito e terá de pagar 1,3 milhão
O cumprimento do mandado em Niterói reforça a abrangência da operação, que investiga supostos desvios de recursos públicos em contratos na área da saúde. A ação busca provas que possam confirmar a participação de servidores públicos em irregularidades que incluem a contratação de empresas para prestação de serviços.
Os agentes continuam analisando documentos e registros apreendidos em diversos endereços na capital e em municípios da Região Metropolitana.