FPF testa desafio de vídeo na Copa Paulista

FPF testa desafio de vídeo na Copa Paulista | Divulgação
A Federação Paulista de Futebol (FPF) vai testar pela primeira vez no Brasil o desafio de vídeo no futebol. A iniciativa segue exemplos de vôlei, tênis e NBA, e já passou por testes da Fifa em competições de base do futebol feminino no ano passado.
O modelo será aplicado nas semifinais da Copa Paulista, envolvendo XV de Piracicaba, Comercial, Primavera e Grêmio Prudente. A competição garante vaga na Série D do Brasileirão e na Copa do Brasil.
A ferramenta, chamada Football Video Support (FVS), permite ao técnico solicitar revisão em quatro situações: gol, pênalti, cartão vermelho direto ou cartão aplicado ao jogador errado. Cada treinador inicia a partida com dois pedidos.
Para acionar o desafio, o técnico faz um gesto girando o dedo no ar e entrega um cartão de solicitação ao quarto árbitro. O árbitro de campo então se dirige à cabine à beira do gramado para assistir ao lance, assim como ocorre no VAR.
Após a revisão, o árbitro decide manter ou alterar a decisão de campo. Caso o desafio seja bem-sucedido, o técnico não perde a solicitação utilizada, seguindo o modelo da NBA.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI