Leste FluminenseSão Gonçalo

São Gonçalo realiza Fórum Municipal da Cidade nesta quarta-feira

Fórum Municipal da Cidade de São Gonçalo reúne sociedade civil e poder público para debater planejamento urbano

São Gonçalo realiza Fórum Municipal da Cidade nesta quarta-feira | Divulgação/Julio Diniz/Prefeitura de São Gonçalo

O Fórum Municipal da Cidade de São Gonçalo acontece nesta quarta-feira (24), das 9h às 17h, no auditório do Centro Cultural Joaquim Lavoura, no bairro Estrela do Norte. O encontro reunirá representantes do poder público, da sociedade civil e de instituições parceiras para debater o desenvolvimento urbano sustentável e ampliar a participação popular nas políticas da cidade.

A programação inclui a entrega de cadernos e produtos técnicos elaborados pela parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). Os materiais fazem parte do projeto Fortalece SG, voltado à governança urbana, ao planejamento territorial e ao desenvolvimento sustentável.

Além disso, o Fórum abrirá oficialmente a etapa de escolha dos representantes da sociedade civil que integrarão o Conselho Municipal da Cidade de São Gonçalo, o CONCIDADES-SG.

Evento entrega materiais técnicos do Fortalece SG

A programação começa pela manhã com uma mesa de abertura e a cerimônia de entrega dos materiais produzidos pela parceria entre o município e a ONU-Habitat.

Os documentos reúnem estudos e produtos técnicos ligados à organização territorial, à gestão participativa e ao planejamento urbano. A iniciativa busca oferecer informações e ferramentas para orientar futuras políticas públicas em São Gonçalo.

Depois da cerimônia, o Fórum terá duas palestras sobre planejamento urbano, participação social e desenvolvimento sustentável.

Conselho da Cidade terá eleição de representantes

Na parte da tarde, o evento dará início à etapa de eleição dos membros da sociedade civil para o CONCIDADES-SG.

O processo começa com a leitura do regimento eleitoral. Em seguida, as entidades habilitadas escolherão os representantes que passarão a compor o Conselho Municipal da Cidade.

O CONCIDADES-SG foi criado pela Lei Municipal nº 1.550/2024. O órgão pretende aproximar moradores, movimentos sociais, entidades e poder público das discussões sobre mobilidade, habitação, uso do solo, saneamento, desenvolvimento urbano e outras questões que afetam a cidade.

Fórum busca ampliar participação social

A secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Rafaela de Santana, afirmou que o encontro marca um passo importante para a participação social no planejamento urbano de São Gonçalo.

“Além da entrega dos produtos desenvolvidos em parceria com a ONU-Habitat, teremos um espaço qualificado de diálogo sobre planejamento territorial e desenvolvimento sustentável, culminando na eleição dos representantes da sociedade civil que irão compor o CONCIDADES-SG”, destacou.

A proposta é criar um ambiente de debate permanente sobre os desafios urbanos do município e fortalecer a presença da sociedade civil na construção de soluções.

Serviço

Fórum Municipal da Cidade de São Gonçalo
Data: quarta-feira, 24 de junho de 2026
Horário: das 9h às 17h
Local: auditório do Centro Cultural Joaquim Lavoura
Endereço: bairro Estrela do Norte, São Gonçalo
Programação: entrega de produtos técnicos do Fortalece SG, palestras sobre planejamento urbano e eleição de representantes da sociedade civil para o CONCIDADES-SG

+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO
Enzo Carvalho
Enzo Carvalho é jornalista profissional, com atuação voltada à cobertura de inovação, tecnologia, cotidiano e esportes. Ex-jogador profissional de e-sports, traz para o jornalismo uma compreensão prática do universo digital, das plataformas tecnológicas e das transformações provocadas pela cultura conectada.

Leave a reply