Fórum da Memória do Jornalismo recebe Oswaldo Maneschy nesta terça, 30/9

Sindicato dos Jornalistas realiza mais uma edição do Fórum da Memória do Jornalismo, tendo Osvaldo Maneschy como palestrante | Nani-Gois/Alep/Flickr
O jornalista Oswaldo Maneschy conta sua trajetória nesta terça-feira, 30 de setembro, às 14h, no Solar do Jambeiro, em Niterói, durante o Fórum da Memória do Jornalismo Fluminense. O encontro reúne depoimentos de profissionais que ajudaram a construir a história da imprensa no estado.
O Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro organiza a iniciativa e vai publicar um livro com os relatos coletados nos encontros.
Na opinião do jornalista André Freitas, diretor-executivo do Folha do Leste, o Fórum da Memória do Jornalismo exerce importante papel na valorização da memória coletiva da categoria. Sobretudo, quando convida ícones como Osvaldo Maneschy para compartilhar histórias e vivências.
“Parabenizo o meu amigo Mário Souza e demais colegas que estão na diretoria do sindicato pela preocupação de resgatar a relevância social do jornalismo no Rio de Janeiro. Ouvir e registrar vozes como a de Maneschy, representa seu inalienável compromisso com a dignidade da carreira e exemplo de consciência da responsabilidade social que temos com os verdadeiros princípios que norteiam a imprensa”
Oswaldo Maneschy, um jornalista de notável saber
Maneschy formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e começou a carreira no jornal O Globo. Durante o segundo governo Leonel Brizola, no Rio de Janeiro, assumiu o cargo de Subsecretário de Imprensa. Nesta ocasião, coordenou a comunicação institucional assim como manteve contato direto com a imprensa.
Ele também escreveu um livro sobre Brizola e sempre conciliou a rotina de redação com a militância. Atuou ativamente no Sindicato dos Jornalistas, bem como na Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Na Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), segue participando de atividades e difunde o pensamento trabalhista.